Previsão para Terça-feira
08 JAN 2013
Helinho Zanatta assume Prefeitura e reduz secretarias
Eleito com 12.972 votos (71%), Helinho Zanatta (PPS), assumiu a Prefeitura de São Pedro na manhã dessa terça-feira (1º). Em discurso na cerimônia de posse - que reuniu cerca de 700 pessoas no Clube ADRS -, Zanatta apresentou seu primeiro projeto de Lei, que pediu a redução de 64% dos cargos comissionados e secretarias do Poder Executivo. Além do vice-prefeito Thiago Silva (PMDB), os 13 vereadores eleitos também assinaram o termo de posse durante o evento. . “Nossa administração será marcada pela austeridade nos gastos e respeito absoluto aos cidadãos e ao dinheiro público. Temos que agir o mais rápido possível. Por isso elaborei esse projeto e peço que o Legislativo vote com a máxima urgência possível”. Das 14 secretarias da antiga administração, Helinho Zanatta terá apenas cinco. Os nomes que irão ocupar as pastas de Educação; Obras e Serviços Públicos; Saúde e Desenvolvimento Social; Governo; e, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, deverão ser anunciados ainda esta semana. “Sou obrigado a alertá-los que viveremos nesses primeiros meses um governo marcado pela austeridade, com muitos cortes de despesas. E todo sacrifício será revertido em saúde, educação, segurança e emprego”, declarou. Para o prefeito, por conta da falta de um processo “verdadeiramente republicano e democrático de transição” por parte do governo anterior, muitas decisões foram dificultadas. “É claro como a luz do sol e sabido por todos os cidadãos a precária e dramática situação em que nos é entregue a administração da cidade. Um quadro que, em alguns setores, beira o caos”, disse, sobre os problemas que serão analisados e discutidos nos primeiros dias de trabalho. Sobre os 71% dos votos recebidos nas eleições, Zanatta disse que toda confiança será retribuída com esforço e dedicação para resolver os graves problemas que afetam São Pedro – principalmente os da saúde pública, desemprego, falta de água e outros relacionados à falta de infraestrutura. “Sei muito bem o que me trouxe até aqui. Entendi perfeitamente o recado alto dado nas urnas. A partir de hoje (terça-feira) vamos encerrar um ciclo marcado por muitas palavras e poucas ações, de muitas desculpas e pouca eficiência. O povo pediu mudança na forma de governar, e é por isso que estou aqui”. CAMINHADA. No final da cerimônia, os vereadores foram todos a pé na Câmara Municipal para se reunir em sessão extraordinária e votar no projeto apresentado pelo prefeito. Por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar número 1/2013 foi aprovado pelos vereadores do novo Legislativo, que conta com parlamentar Cássio Capellari (DEM) como presidente. Enquanto os vereadores se reuniram, um grupo de moradores acompanhou, também a pé, o prefeito Helinho Zanatta até a prefeitura. Com as chaves das principais portas nas mãos, Zanatta abriu o portão que dá acesso ao Paço Municipal e convidou cada pessoa para entrar e, junto com ele, conhecer as dependências do gabinete. “Vamos todos juntos ver o que tem lá dentro. Esse meu novo local de trabalho estará sempre de portas abertas. Jamais usarei qualquer porta ou passagem secreta para fugir ou deixar de atender qualquer munícipe”.

Endereço: Rua Valentim Amaral, 748, Centro | CEP: 13520-033
Das 08h00 às 17h00