Previsão para Sexta-feira
02 FEV 2013
São Pedro contará com recursos da Agência PCJ

Thiago Seydell, José Augusto Seydell, Helinho Zanatta, Barjas Negri, Patricia Barufaldi e Sérgio Razera

Atendendo ao pedido do prefeito Helinho Zanatta (PPS), a Agência das Bacias PCJ irá contratar para o município de São Pedro o Plano Diretor de Combates às Perdas de Águas – previsto no Plano de Aplicação Plurianual das Bacias PCJ – e o Plano Diretor de Água. Com o valor estimado em R$ 150 mil cada, os planos deverão resolver os problemas de falta de água na cidade e também auxiliar na promoção da gestão dos recursos hídricos com propriedade e conhecimento para promover o uso adequado e o desenvolvimento das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

“Fiz questão de ir pessoalmente até a Agência e falar com o presidente da entidade, Barjas Negri, sobre a necessidade que São Pedro tem de um apoio técnico e financeiro para minimizar e quem sabe até solucionar esse problema de falta de água”, explicou o prefeito Helinho Zanatta, que visitou a entidade no último dia 21 e teve seu pedido atendido no dia 23.

Acompanhado pelos profissionais José Augusto Seydell e Tiago Seydell, que prestam assessoria técnica para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp), o prefeito também foi recebido pelo Diretor Administrativo e Financeiro, Sérgio Razera e a Diretora Técnica, Patrícia Gobet de Aguiar Barufaldi.

“Precisamos desse apoio técnico e financeiro para enfrentar esse constante problema de falta de água. Outro ponto que nos preocupa é a questão do saneamento básico, que demanda atualmente um Plano Municipal”.

Durante o encontro, itens já em andamento nos Comitês como, Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de São Pedro, Elaboração de Projeto Executivo para o Sistema de Tratamento da Fase Sólida da Estação de Tratamento de Água – ETA de São Pedro e Elaboração do Plano Diretor de Macrodrenagem urbana e manejo de águas pluviais no município de São Pedro, também foram discutidos.

Sobre o Plano Diretor de Água, a Agência informou que o projeto encontra-se em fase de assinatura de contrato com o Banco do Brasil. Quanto ao Plano Municipal de Saneamento Básico, R$ 128 mil será financiado com recursos da cobraça PCJ paulista e R$ 17 mil pela Prefeitura. “O objetivo dessa contratação é a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade – abrangendo o abastecimento de água potável, esgotamento, sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos e a drenagem das águas pluviais”, relatou Barjas Negri.

Conforme a Agência, São Pedro é uma das 76 cidades das Bacias PCJ. Com aproximadamente 32 mil habitantes, a previsão da entidade é que o município tenha cerca de 35 mil moradores em 2020 e cerca de 40 mil em 2035.