Pelo terceiro ano consecutivo, alunos, educadores e funcionários da Escola Municipal de Ensino Básico Iracy Bertochi, do alto da Serra de São Pedro, promoveram o Festival Gastronômico do Jaracatiá. Na tarde dessa quinta-feira (21), cerca de 60 convidados, entre alunos de outra unidade, representantes político e da mídia da região, tiveram o privilégio de experimentar diversos pratos doces e salgados feitos com a fruta que faz parte da história do município.
Por meio de um projeto pedagógico que envolveu cerca de 160 crianças do ensino infantil ao 9º ano do ensino fundamental, a diretora da unidade, Rosemar Lopes Ribeiro explicou que o principal objetivo é mostrar que o fruto da região pode ser fonte de renda e de incremento ao cultivo e cultura regional de São Pedro.
Durante a programação, os alunos, que estavam com toucas, luvas e informações na ponta da língua, ofereceram os mais variados tipos de pratos. Depois de vários testes feitos na própria cozinha da unidade, crianças e professores apresentaram rosquinhas, amanteigados, bolo, pudim, manjar, farofa, salada de fruta, sorvete, surpresa de jaracatiá (doce gelado com creme de leite) torta e até cupcakes feitos à base de jaracatiá.
“Além de aguçar a criatividade das crianças na cozinha, nossa intenção é de reforçar a tradição gastronômica regional e conscientizar os alunos sobre a importância do fruto, que normalmente é usado como incremento na fonte de renda de suas próprias famílias. A grande maioria mora área rural e tem contato com o fruto”.
Além da presença de 40 alunos da escola Antonio Carlos Pinto, a Secretária de Turismo, Cultura e Esportes, Clarissa Quiararia, e a secretária de Educação, Rosely Arrojo, estiveram no evento. Estudantes do curso de Gastronomia da unidade Senac de Águas de São Pedro também foram conferir as guloseimas.
CURIOSIDADE. Nativa do Brasil e rica em ferro, a fruta jaracatiá é muito usada contra a anemia. Além de levar cerca de oito anos para dar frutos, pesquisadores garantem que a árvore - que pode alcançar até 20 metros de altura -, só floresce em terras muito férteis, como no caso da Serra do Itaqueri. Segundo a história do município, no início do século passado, com a imigração italiana para o plantio e colheita do café, O Jaracatiá começou a ser usada no preparo de doce; tradição mantida até hoje. Uma das maiores curiosidade é que a fruta normalmente amadurece no mês de fevereiro, quando é comemorado o aniversário de São Pedro.