O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atendeu a solicitação do prefeito Helinho Zanatta (PPS) e deu inicio nessa semana aos trabalhos de manutenção e melhorias das estradas rurais de São Pedro. O pedido foi feito pessoalmente ao superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, no último dia 16 de janeiro. Junto com o deputado estadual, Roberto Morais (PPS), Zanatta justificou que a cidade sofre com graves problemas de falta infraestrutura nas vias rurais de dezenas de loteamentos.
Durante os dois primeiros meses da atual administração, a equipe de Obras e Serviços Públicos fez um levantamento e constatou que dos 67 loteamentos de São Pedro, 37 carecem de infraestrutura.
“Há lugares que não contam com itens básicos, como rede de água pluvial, rede de esgoto, iluminação e muito menos estradas com as mínimas condições de passagem”, declarou Zanatta.
Durante pelo menos 90 dias, cerca de 10 homens do DER receberão estadia e alimentação da Prefeitura para trabalharem de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, nos pontos mais críticos levantados pela Coordenadoria de Serviços Rurais.
“Estamos começando pelo loteamento Graminha. Depois seguimos para o bairro Floresta Escura, Alpes das Águas, Serra Verde e outros”, declarou Valdemir Reinato, responsável pela coordenadoria.
Para o serviço, o departamento liberou duas máquinas motoniveladora, duas pá carregadeiras, um trator esteira, uma prancha para transporte, um caminhão lubrificador, três caminhões trucks, dois caminhões tocos, um caminhão irrigadeira e dois tratores com rolos vibradores.
“Todas essas máquinas são essenciais para esse tipo de trabalho. Além da limpeza e nivelamento das vias, temos que fazer o cascalhamento e até o alargar algumas estradas para melhorar o acesso”, explicou Laércio Francisco, que é o Superintente de Equipe do DER – Região de Rio Claro.