Mesmo com as descobertas e avanços da Ciência, especialistas ainda não encontraram algo que possa substituir o sangue humano. Quando alguém precisa de uma transfusão para sobreviver, somente a solidariedade de doadores é capaz de ajudar. Pensando nesse gesto simples, rápido e seguro, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro e o Hemonúcleo de Piracicaba realizam no próximo sábado, 13, das 8 às 12h, na Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde) a primeira Campanha de Doação de Sangue de 2013.
Por meio da Vigilância Epidemiológica, a expectativa da equipe de Saúde é de que pelo menos 120 pessoas possam contribuir com a campanha. Segundo a enfermeira responsável pela VE, Gislene Nicolau dos Santos, a participação da comunidade sãopedrense é fundamental, já que todos que precisam de transfusões de sangue são atendidos pelo Hemonúcleo de Piracicaba.
Com os slogan ´Distribua Gotas de Solidariedade – Doe Sangue`, o Hemonúcleo procurar captar doadores em diversas cidades da região. Para distribuir componentes sanguíneos para vários hospitais, a unidade precisa em média de 60 a 80 doadores por dia.
“São inúmeras as situações que requerem transfusões de sangue: cirurgias, vítimas de acidentes e transplantes são algumas dessas situações. A cada minuto que passa, muitas bolsas de sangue são utilizadas”.
REQUISITOS. Para entrar nessa corrente do bem, o doador precisar estar em boas condições de saúde, ter entre 18 a 60 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos antes da doação, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e ter repousado pelo menos 6 horas na noite anterior, e apresentar documento original com foto. Além disso, é recomendado não ingerir bebida alcoólica no dia anterior e evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação.
NÃO PODE. Só não pode participar da campanha quem teve diagnóstico de Hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, portadores de doenças crônicas (como diabéticos em tratamento, problemas cardíacos graves, epilepsia), pessoas que estão expostas às doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas, usuários de drogas, aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses, e quem realizou exames endoscópicos nos últimos 6 meses.
SERVIÇO. A Campanha de Doação de Sangue em São Pedro acontece no próximo sábado, das 8 às 12 horas, da Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde). Mais informações na Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, que fica na rua Ernesto Giocondo, 46, bairro Santa Cruz. Contato: (19) 3481-1162, 3483-3241 ou ve@saopedro.sp.gov.br