No último sábado, a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro vacinou 1.165 crianças durante a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Conforme a Vigilância Epidemiológica (VE), os números representam 66,72% das 1.746 crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos que residem no município. Para atingir a meta de vacinar pelo menos 95% do total, a ação segue até o dia 21, na Unidade Mista e Integrada de Saúde (Umis).
“Vamos prosseguir com algumas ações de divulgação, como carro de som pelas ruas, para alcançar os 95%. Mas, em relação à meta Nacional atingida do Dia D, que foi de 47%, estamos bem acima”, declarou a secretária de Saúde e Desenvolvimento Social, Miriam de Souza Silva.
Acompanhada pela irmã Bianca Lima (20), a pequena Maria Eduarda dos Santos, de 3 anos, foi uma das primeiras a chegar ao posto de vacinação montado no bairro Santa Cruz. Com a carteirinha nas mãos, ela não se intimidou com o gosto amargo da dose. Além de tirar fotos com o Zé Gotinha, a menina deixou claro que sabe da importância da vacina. “A criança não fica doente”, confirmou Maria Eduarda.
Para mães e responsáveis que ainda não vacinaram as crianças, as doses estarão disponíveis na sala de Vacina da Umis até o próximo dia 21. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 15h45.
“Para ser vacinada, a criança tem de estar acompanhada de um adulto responsável que deverá levar a caderneta de vacinação. Esse documento é totalmente indispensável”, alertou Gislene Nicolau, enfermeira responsável pela VE em São Pedro.
As Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite tiveram início no ano de 1980, completando 34 anos de sucesso no controle epidemiológico da poliomielite no território brasileiro. O Brasil está livre do polio vírus desde 1989 e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. As campanhas devem ser aproveitadas ao máximo, para a garantia da não reintrodução da doença em no país.
INFLUENZA. Até o dia 14, também na Umis, a Secretaria de Saúde segue vacinando o público alvo contra a gripe. Até essa semana, 80,22% da população (crianças de seis meses e até dois anos, gestantes, puérperas – até 45 dias após o parto -, idosos, trabalhadores de saúde e doentes crônicos) já foram vacinadas.