Em São Pedro, a partir das 19 horas desta sexta-feira, 28, começa a 122ª Festa de São Pedro e São Sebastião. Com a expectativa de atrair cerca de 60 mil pessoas, o evento realizado pela Paróquia São Pedro e com apoio da Prefeitura Municipal segue até o dia 30, e retorna nos dias 5, 6, e 7 de julho. Considerado o maior evento religioso e gastronômico da cidade, além dos quitutes preparados por voluntários, neste domingo as atrações musicais serão marcadas com o cantor e violeiro Mazinho Quevedo.
De acordo com o padre José Boteon, a festa deste ano também marca o inicio das festividades dos 150 anos da Paróquia São Pedro. No sábado (29), Dia de São Pedro, às 9h30, na Igreja Matriz, haverá uma missa e procissão presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason.
“Esse evento não se resume apenas num momento festivo com atrações musicais e gastronômicas, mas também uma festa com forte importância religiosa, já que leva os nomes dos padroeiros da cidade”, considerou Boteon, que é responsável pela Paróquia São Pedro.
Com apoio de 250 voluntários, durante os seis dias de programação, a expectativa da Comissão Organizadora é de vender 3 mil quilos de churrasco, 2.500 frangos, 8 mil porções de cuscuz, 1.600 quilos de leitoa, 20 mil latas de cerveja e 15 mil latas de refrigerantes.
“Esse evento só acontece nessa proporção porque podemos contar com os voluntários da comunidade. Temos uma comissão para cada produto comercializado. Sem essas pessoas, não haveria festa”, declarou Claudio Otaviano Sobrinho, coordenador geral da Festa.
Para comportar pelo menos 2.500 pessoas sentadas, serão disponibilizados 500 jogos de mesas com quatro cadeiras cada e mais alguns bancos e mesas de madeira, de uso coletivo. Além de 900 metros quadrados de área coberta, 47 barracas nos tamanhos 3x3 metros foram distribuídas para comerciantes da cidade de também de outras cidades.
O Fundo Social de Solidariedade irá vender porções de mandioca, torresmo, linguiça no pão e bebidas para arrecadar fundos para Santa Casa de São Pedro.
Em relação à segurança, o evento receberá apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e também do Corpo de Bombeiros de São Pedro.