O prefeito Helinho Zanatta recebeu em seu gabinete cinco intercambistas do Gabão, África, que vieram ao Brasil por meio do Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) do Rotary Internacional. Acompanhados pela coordenadora de Cultura, Sandra Golinelli, e a rotariana Denise Boldrini Molliet, o chefe de empreendimentos Nzigou Jean de Dieu, o engenheiro agrônomo, Magnaga Kevin, o agricultor, Edo`o Walter Brice, o avicultor Mboumba Nziengui Haam Herman e o agricultor Ella Nsome Rodrigue, questionaram sobre a educação, turismo, cultura, infraestrutura e ações políticas desenvolvidas pelo Poder Executivo em São Pedro.
De acordo com Sandra, que é rotariana, o IGE é um intercâmbio profissional entre dois países escolhidos pela Fundação Rotária. Além dos quatro intercambistas selecionados, com idade entre 25 a 40 anos, cada grupo conta com um líder. “O intercâmbio dura de quatro a seis semanas e tem uma programação pré-estabelecida pelos rotarianos anfitriões que também proporcionam estadia e transporte para os intercambistas gratuitamente. A passagem aérea é paga pela Fundação Rotária”, explicou a coordenadora.
Durante a estadia no país visitado, o grupo tem a oportunidade de conviver com famílias e amigos de rotarianos. “Eles participam de reuniões rotárias e fazem apresentações sobre seu país e estilo de vida. Também ficam com a agenda cheia de atividades para conhecer a parte econômica, sociocultural, educacional e profissional do país anfitrião”.
A rotariana disse que o principal objetivo desse intercâmbio é a propagação da Paz e Compreensão Mundial. “Receber e acolher os intercambistas nos leva a aprender, a evoluir e a perceber que estamos interligados e somos parte de um único planeta. Cada ação e tentativa feita em favor do nosso próximo nos leva à realização e ao crescimento pessoal e satisfação de dever cumprido”.