Cerca de 250 pessoas participaram da ação com foco preventivo, realizada pela Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, no último dia 13, no bairro Santa Cruz. Conforme os organizadores, dos atendidos, 10 estavam com a pressão arterial alterada e 27 com o índice de glicemia fora na normalidade. Atualmente, o município atende 1.952 pacientes diabéticos, hipertensos e diabéticos com hipertensão.
De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, Leandro Sanches, esses pacientes são atendidos pelo Programa Hiperdia. “Conforme dados do nosso Sistema de Atenção Básica, distribuímos semanalmente cerca de 5 mil tiras reagentes de medida de glicemia”, disse, sobre o material distribuído para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Somente no Posto de Saúde da Família no bairro Alpes das Águas, os profissionais da Saúde atendem 18 diabéticos, 179 hipertensos e 60 diabéticos com hipertensão. Na Unidade Mista e Integrada de Saúde (Umis), são 107 diabéticos, 615 hipertensos e 951 com as duas doenças. Na Unibasa do bairro São Antonio, no alto da Serra, o atendimento é para um diabético, quatro hipertensos e 17 diabéticos com hipertensão.
“Acreditamos que esse número, de 1.952 pessoas, diabéticas, hipertensas ou com as duas doenças, deve ser muito maior aqui em São Pedro. Por isso vamos continuar realizando esse tipo de trabalho, que foca a prevenção”, declarou Sanches.
A mesma opinião foi dada pela secretária de Saúde e Desenvolvimento Social, Miriam de Souza Silva. “Queremos priorizar o diagnóstico precoce, já que muitas pessoas nem sabem que têm a doença para iniciar o tratamento. A participação dos moradores, em realizar os testes e buscar orientações para uma vida saudável é fundamental”, ressaltou Miriam.
Durante o encontro também houve distribuição de preservativos e folhetos com orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Profissionais da Coordenadoria de Esportes e Lazer deram dicas para evitar o sedentarismo, praticar exercícios de forma correta e manter a vida saudável com alimentação equilibrada.
ATENDIMENTO. Além do atendimento médico e acompanhamento mensal dos pacientes cadastrados e atendidos na Sala Hiperdia da Umis, o sistema garante o recebimento dos medicamentos prescritos aos hipertensos e o Kit Diabetes, que contem um 1 medidor computadorizado de glicose, tiras para o teste, lancetas (para pulsionar o dedo) e seringas com agulhas para aplicação de insulina – tudo, gratuitamente.