Com o objetivo de comemorar o Dia do Agricultor, lembrado no dia 28 de julho, um grupo de profissionais da estância de São Pedro se reuniu no último dia 22, no Sítio Santana, em Piracicaba, para participar do 4º Encontro de Produtores de Hortaliças. Acompanhados pelo engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura, Leandro Biral, produtores rurais da cidade fizeram uma visita técnica pelo local.
De acordo com engenheiro, o grupo teve a oportunidade de conferir as novidades tecnológicas para produção de verduras, legumes e hortaliças. “Eles puderam observar e aprender como usar as máquinas e equipamentos que realizam transplantio e colheita de forma mecanizada. Ainda na visita, foram abordados temas como transplantio manual e mecanizado de mudas de hortaliças”.
Biral ressaltou que o encontro foi mais uma iniciativa da Casa da Agricultura de São Pedro, que trabalha diretamente com essa cadeia agrícola, considerada por ele, cada vez mais importante para o município. “Demonstramos isso através da implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que trata da aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar na merenda escolar municipal”.
DATA. Criado pelo presidente Juscelino Kubitschek, por meio do Decreto 48.630, de 27/07/1960, o Dia do Agricultor é comemorado no mesmo dia do aniversário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Protagonista da história do homem, o agricultor é primordial no campo ou nas cidades. É ele que produz o alimento que está na mesa de cada família. Chamado de homem do campo, colono, camponês, lavrador, produtor, agricultor, a evolução social e as transformações sofridas por esta categoria são consequências de uma nova situação deste trabalhador considerado fundamental para o desenvolvimento do País.
Segundo informações do próprio Ministério, a agricultura familiar hoje abrange 20 milhões de pessoas que podem alimentar o povo brasileiro sem explorar o consumidor e sem agredir o meio ambiente. Sua origem firma-se na união, na cooperação e na construção da melhoria da qualidade de vida das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros do campo e da cidade.