A moradora de São Pedro, Helia Stoco Carrara, de 60 anos, abriu mais uma vez os portões de sua residência para receber crianças, jovens e adultos que aparecem para conferir o presépio feito por ela de material reciclável. Há pelo menos 28 anos, a comerciante usa toda sua criatividade para transformar garrafas pets, papel, plástico, madeira, papelão, sucata, pedaços de tecidos e vários outros materiais em peças que despertam o espírito natalino dos visitantes.
Como entrada gratuita, a dona Helia, como é carinhosamente chamada, deixa a varanda de sua casa à disposição durante todos os dias, das 19 às 22 horas, para quem quiser conferir as novidades do presépio deste ano. O endereço é rua Pedro Furlan, 89, bairro Recanto das Águas.
“Eu já pensei em desistir por conta do excesso de trabalho. Mas fico pensando nas crianças, que esperam o ano todo para vir aqui em casa. Então eu busco apoio e forças em Deus e acabo montando as peças”, contou Helia, sobre o trabalho que iniciou em 1985.
Encantadas com a decoração, muitas vezes as crianças fazem filas em frente ao portão para conferir cada detalhe. “Realmente dá muito trabalho. Depois de juntar todo material, como as garrafas e papelão, eu separo, recorto, pinto e vou montado cada personagem e enfeite para espalhar pela varanda”, disse, ao mostrar a imagem de Maria, José e o menino Jesus. “Esse ano eu fiz até o jumentinho”.
Quanto ao principal motivo de tanta dedicação e anos de trabalho, Helia declarou que, além de ser uma forma de reconhecer o Natal como a data do nascimento de Jesus Cristo, os enfeites e a decoração na sua varanda servem para dar mais alegria à vida das crianças e famílias que visitam sua casa.
“Cada visita é uma história, um sentimento de emoção diferente. As crianças saem encantadas; algumas até choram por não querer ir embora. Isso é gratificante”, disse, emocionada.
VISITA. O presépio de recicláveis da comerciante Helia Stoco Carrara fica na rua Pedro Furlan, 89, bairro Recanto das Águas, em São Pedro. As visitas são gratuitas e acontecem todos os dias, a partir das 19 horas, até o próximo dia 6 de janeiro.
Fotos: Daniella Oliveira