Reunidos na Garagem Municipal de São Pedro no último dia 28, cerca de 50 servidores, entre motoristas, mecânicos e profissionais da área de limpeza, capinação e coleta de lixo, participaram de uma palestra sobre Segurança do Trabalho e uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Na oportunidade, o técnico em Segurança do Trabalho, Laércio Zampieri, entregou vários kites de equipamentos, conforme a atividade desenvolvida por cada um.
Para o uso nesses primeiros meses do ano, entre calçados, luvas, capacetes, óculos, máscaras, protetores solares e protetores de ouvidos, o município investiu cerca de R$ 40 mil.
No ano passado a Prefeitura contratou uma empresa especializada na área médica e na de segurança para oferecer melhor qualidade de vida e condições de trabalho aos funcionários.
“Na verdade estamos cumprindo uma lei que já existia e não era cumprida antes de 2013. Além da compra dos equipamentos e treinamentos, a empresa fez um mapa de risco em todos os prédios públicos para propor as possíveis adequações”, informou o prefeito Helinho Zanatta.
Durante a palestra realizada pelo técnico em Segurança do Trabalho, Ricardo dos Santos, os funcionários assistiram a um vídeo e puderam conferir várias imagens de acidentes provocados pela falta dos equipamentos de segurança. De uso obrigatório, os EPIs são fornecidos gratuitamente para os profissionais, conforme cada atividade.
“A Prefeitura está fazendo sua parte, que é a de fornecer os equipamentos, promover treinamentos e palestras sobre diversos assuntos que envolvam a segurança do trabalho. Mas, é preciso que vocês façam sua parte e utilizem os equipamentos de forma correta, sempre que estiverem trabalhando”, alertou Santos, ao ressaltar que o não uso do equipamento pode gerar advertências.