Previsão para Quinta-feira
29 MAI 2014
Campanha de doação de sangue acontece dia 31
A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro e o Hemonúcleo de Piracicaba promovem neste sábado, dia 31de maio, a segunda campanha de sangue de 2014.  A coleta, que tem como principal objetivo aumentar o estoque, vai acontecer na Umis (Unidade Mista Integrada de Saúde), das 8h às 12h. Equipes da Vigilância Epidemiológica de São Pedro pretendem atender cerca de 100 pessoas. No ano passado, com três campanhas, a cidade arrecadou 250 bolsas de sangue. Os pacientes de São Pedro que precisam de transfusão de sangue são atendidos pelo Hemonúcleo de Piracicaba e por isso os responsáveis pela ação pedem colaboração de todos que puderem doar. Para participar, o doador precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 18 a 60 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos antes da doação. Com o objetivo de evitar o consumo de alimentos que possam impedir a doação, os responsáveis pela coleta vão disponibilizar, na própria Umis,  alimentos adequados para os que pretendem participar da campanha.  Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e ter repousado ao menos seis horas na noite anterior, além de apresentar documento original com foto. Quem pretende doar não deve ingerir bebida alcoólica no dia anterior e é preciso evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação. Não pode fazer doação de sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, portadores de doenças crônicas (como diabéticos em tratamento, problemas cardíacos graves, epilepsia), pessoas que estão expostas às doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, usuários de drogas, aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses e quem realizou exames endoscópicos nos últimos seis meses. A quantidade doada de sangue é de aproximadamente 450 ml, valor que representa menos de 10% do volume de sangue do doador. O material coletado, depois de passar por exames, é encaminhado para pessoas que precisam de transfusões constantes, pessoas submetidas a cirurgias e pessoas acidentadas ou queimadas. Homens devem respeitar um intervalo de 60 dias entre uma doação e outra. No caso das mulheres, o prazo é de 90 dias. O endereço da Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde) é rua Odila Vaio, 648, bairro Recanto das Águas. Outras informações pelos telefones (19) 3481-4076 ou 3483-3460.

Endereço: Rua Valentim Amaral, 748, Centro | CEP: 13520-033
Das 08h00 às 17h00