Previsão para Segunda-feira
21 JUN 2014
Prefeitura instala placas sobre proibição de tráfego de caminhão na serra

Placas foram instaladas em cinco pontos

Foram instaladas na terça-feira, dia 17 de junho, cinco placas informando motoristas sobre a proibição de tráfego de veículos de carga acima de três eixos na Rodovia Elísio de Paula Teixeira, no trecho da serra de São Pedro, em ambos os sentidos da pista. A medida vale durante as 24 horas do dia, todos os dias da semana.

A restrição do tráfego de caminhões no trecho está prevista em lei apresentada pelo prefeito Helinho Zanatta e aprovada pela Câmara no mês passado. A principal motivação para a legislação está relacionada à segurança. Não há um levantamento oficial sobre o número de acidentes, mas o trecho sinuoso já foi cenário de vários acidentes de grande proporção.

A lei prevê autorizações especiais para passagens de caminhões de carga que tenham como destino a zona urbana do município ou, em trânsito inverso, as propriedades rurais ou urbanas localizadas no alto da serra do município de São Pedro. O fornecimento desta autorização especial caberá à Coordenaria Municipal de Trânsito e Transportes, sempre em caráter temporário e precário, podendo ser suspensa a qualquer momento.

Ficam fora da restrição os caminhões que prestam serviços de urgência, socorro mecânico de emergência e obras e serviços de emergência. Os veículos que não cumprirem a determinação estão sujeitos a penalidades previstas no Código Brasileiro de Trânsito – infração média, com registro de 4 pontos na CNH e multa de R$ 85,12  – e a fiscalização será feita pela Polícia Militar.

As placas foram instaladas no início do trecho de serra, no cruzamento com a estrada do Macuco, ao lado do posto de gasolina no Santo Antonio, no sentido Itirapina-São Pedro e para ser visualizada por quem vem de Brotas, próxima à Escola Municipal Iracy Bertochi.

Como alternativa ao motorista que estiver dirigindo um veículo com mais de três eixos haverá a opção de desvio por estrada de terra.

ORIENTAÇÃO – O capitão José Luiz Mano Chiosini, comandante do Batalhão da Polícia Militar de São Pedro, explica que pelo período de aproximadamente duas semanas os motoristas serão orientados sobre as mudanças e, após este período, haverá aplicação de multa para os que não respeitarem a proibição.