O 16º Concurso Regional de Quadrilhas acontece nos próximos dias 26 e 27 de julho na praça da matriz, em São Pedro e deve atrair 5.000 pessoas. Quadrilhas que representam as cidades de Itapui, Pederneiras, Mineiros do Tietê, Dois Córregos, Porto Ferreira, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro e São Vicente vão se apresentar e concorrer a prêmios.
A secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, explica que o evento que ocorre pela primeira vez em São Pedro foi realizado por 14 anos na cidade de Dois Córregos e desde o ano passado passou a ser itinerante. “Vários itens são avaliados no concurso e haverá praça de alimentação coordenada pelas entidades sociais”, disse a secretária, que enfatizou também a importância do resgate do valor cultural do evento.
Christina Cury, coordenadora de eventos culturais, destaca que o evento tem a intenção de preservar a tradição caipira e cada ano há um tema trabalhado pelos grupos. Neste ano, o foco é uma homenagem ao Nordeste. “Os trajes típicos, as músicas, tudo deve fazer referência ao Nordeste”, afirmou. Christina explica também que cada quadrilha tem pelo menos 10 pares e que os juízes avaliam itens como coreografia, traje típico, música e o casal de noivos. “Os grupos trazem torcidas, vem de ônibus, é bem animado”, afirmou.
A programação tem início no dia 26, a partir das 21h, com show de Sheba e Banda. No dia 27, domingo, as atividades começam às 13h, com a “Vorta Olímpica” - uma apresentação feita por todas as quadrilhas participantes. Em seguida, às 13h30, acontece o Quadrilhão do Povo e às 14h tem o início do concurso. Também está programada para as 17h a apresentação da Quadrilha Nordestina Show e para as 17h30 o anúncio do resultado do concurso. O encerramento acontece às 18h com show musical do Forrozão do Povo.