A Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, realizou o 4º Mutirão de Cirurgia de Catarata, no sábado, dia 19, na Santa Casa de São Pedro, quando 25 pessoas fizeram o procedimento. Nas quatro ações realizadas desde 2013, chega a 121 o número de pacientes de cidades da região operados.
“Atendemos pacientes de Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e de outras cidades da região. Nosso aproveitamento está em 100% nas cirurgias”, destacou Miriam de Souza Silva, secretária de Saúde de São Pedro.
Além dos 25 pacientes operados na Santa Casa, foram encaminhados e passaram por cirurgia com o médico Rafael Guena, em Piracicaba, nove pacientes. “Dizemos que são pacientes em risco e que necessitam de local intrahospitalar para garantir todo o procedimento”, informou Miriam.
Os recursos aplicados para este tipo de procedimento vêm do Governo Federal e Estadual. Em 2013, foram dois mutirões e um em 2014, com verba federal no valor de R$ 51 mil. Neste 4º mutirão da administração do prefeito Helinho Zanatta, o recurso foi de R$ 23 mil, liberados via Governo Estadual.
Com a colaboração da equipe de saúde municipal nas avaliações, todos os pacientes receberam o colírio e a medicação gratuitamente do pós cirúrgico e toda a orientação médica. A próxima campanha já está em planejamento pela Secretaria de Saúde de São Pedro para o segundo semestre deste ano.
CATARATA - Catarata é um tipo de lesão ocular que pode prejudicar muito a visão, porque o cristalino, que deveria ser bem permeável à passagem da luz, torna-se opaco. Como consequência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis. Catarata tem tratamento e seus portadores podem voltar a enxergar.
CIRURGIA - A cirurgia de catarata é uma operação simples na qual um cirurgião remove o cristalino natural turvo do olho e o substitui por uma lente intraocular artificial (LIO). Todo o procedimento, em geral, é feito externamente e dura de 15 a 30 minutos. Os pacientes podem sentir de pouca a nenhuma dor e, normalmente, podem retomar suas atividades normais no dia seguinte. A cirurgia de catarata é considerada um dos procedimentos médicos mais seguros e eficazes.