A aula inaugural de um curso sobre gestão e prática da sala de aula voltado a gestores e professores da rede municipal de ensino de São Pedro aconteceu nesta terça- feira, dia 16, no Cine Teatro São Pedro. O curso é oferecido pela Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos criada em 2002 com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores; em parceria com a Elos Educacional, também criada com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação no país.
Na abertura do evento, a secretária de Educação, Cleia Rivero, falou sobre o processo de seleção dos municípios para participar do projeto. “Foi um grande esforço da equipe para passar pelas etapas e sermos contemplados”, destacou. Foram 52 municípios participantes do processo de seleção e 11 contemplados. As aulas não têm custo para o município, responsável apenas pelo transporte dos palestrantes.
O principal objetivo do curso é desenvolver iniciativas para que redes públicas de ensino, escolas e salas de aula sejam capazes de promover o aprendizado efetivo. “Queremos colaborar com a formação continuada dos profissionais da educação contribuindo para a qualificação das práticas pedagógicas” disse Silvana Tamassia, coordenadora da Fundação Lemann, que apresentou a aula inaugural.
O curso aborda temas como reflexões sobre planejamento e uso de metodologia de observação de sala de aula, potencial para despertar interesse dos alunos, leitura, cultura escolar e altas expectativas e perguntas e intervenções.
A carga horária do curso é de 100 horas para gestores, distribuídas entre os encontros presenciais, atividades práticas, como reuniões pedagógicas, observação de aulas e feedbacks, estudos on-line e leituras individuais e 54 horas para professores incluindo atividades práticas para serem realizadas na escola, estudos on-line e leituras individuais. As atividades serão realizadas entre março e novembro de 2015.
O vice-prefeito Thiago Silva, presente na aula inaugural, destacou a relação entre os cursos de qualificação e os estudantes. “Quando vocês se aprimoram, quem ganha é o aluno”, disse aos professores e gestores que participaram da aula inaugural. Ele também agradeceu o empenho da Secretaria de Educação para garantir a realização do curso em São Pedro.
INOVAÇÃO – Criada pelo empresário Jorge Paulo Lemann com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores, a Fundação Lemann aposta em uma estratégia que envolve quatro áreas complementares de atuação para cumprir esta missão: inovação, gestão, políticas educacionais e talentos.