A reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Santo Antônio, no alto da serra, está sendo finalizada pela Prefeitura de São Pedro. A obra que ampliou a unidade em 92,2 metros quadrados recebeu investimentos de R$ 175 mil e integra um pacote de obras destinadas a equipamentos da Secretaria Municipal da Saúde. As ações têm como objetivo principal a descentralização da atenção básica.
Além da UBS do Santo Antonio estão sendo reformadas e ampliadas o PSF Alpes das Águas, Centro de Saúde Bucal e ESF São Dimas. Os bairros Dorothea e Bela São Pedro vão ganhar duas novas UBSs. Estas obras aguardam liberação de recursos federais para serem finalizadas.
“O objetivo principal destas medidas é melhorar a estrutura da saúde e o atendimento à população”, disse o prefeito Helinho Zanatta, que tem a saúde entre suas prioridades de governo.
Cada UBS nova vai atender população de aproximadamente 5.000 pessoas.Para atuar nas novas unidades serão formadas equipes com, no mínimo, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e seis agentes de saúde. As novas unidades vão atender consultas agendadas e a chamada demanda espontânea, formada por pessoas que precisam de atendimento, mas não marcaram consulta antecipadamente.
A descentralização da atenção básica tem também como vantagem maior integração entre o PSF (Programa Saúde da Família) e a unidade básica de saúde, o que garante melhora no atendimento à população.