São Pedro foi um dos três municípios da região de Piracicaba, entre os 26 que compõem a GVE XX (Grupo de Vigilância Epidemiológica), premiado por apresentar melhor qualificação no banco de informação do Sinasc, o Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos, feito em todo país para ajudar a definir indicadores que auxiliam no planejamento de gestão dos serviços de saúde.
Além de São Pedro, foram premiados, com base nos dados de 2013, Piracicaba e Itirapina. Também foram anunciados os premiados de 2012: Charqueada, Itirapina e Piracicaba.
Para a secretária municipal de Saúde, Miriam Souza Silva, o prêmio qualifica os dados de São Pedro e ajuda a definir ações prioritárias. “Esses dados permitem mapear várias situações e planejar de maneira mais eficiente as estratégias da saúde”, afirmou.
Implantado oficialmente em 1990 com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos em todo o território nacional e fornecer dados sobre a natalidade para todos os níveis do sistema de saúde, o Sinasc registra informações como número de filhos vivos, número de filhos mortos, duração da gestação, tipo de gravidez, tipo de parto, consultas pré-natal, além de outros itens.
O documento de entrada do sistema é a Declaração de Nascido Vivo - DN, padronizada em todo o país. A DN é impressa em três vias previamente numeradas, pelo Ministério da Saúde, distribuída gratuitamente às Secretarias Estaduais de Saúde que as fornecem às Secretarias Municipais de Saúde. Essas secretarias, por sua vez, repassam aos estabelecimentos de saúde e cartórios.
Para a avaliação que definiu o prêmio foram usados critérios como a menor proporção de campos em branco ou ignorados na Declaração de Nascidos Vivos digitadas no sistema dos anos de 2012 e 2013.
Para a diretora técnica de Saúde do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Cátia Marinez, “trata-se de uma iniciativa de reconhecimento do valioso trabalho dos responsáveis pelo Sinasc, com padrão de qualidade dos bancos de dados de nascidos vivos”.