Peça infanto-juvenil integra a programação de 21 de março, às 10h, em São Pedro
O projeto Leitura na Praça, criado para estimular a leitura entre crianças, será realizado pelo quinto ano consecutivo em São Pedro no dia 21 de março. Criado pelo Rotary Club e mantido pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura, o projeto reúne crianças na praça para leitura de obras infantis. A ação é também fruto de parceria com o Hotel Fazenda São João, que fez doação de livros infantis por meio do projeto Turminha do Bem. Este ano, além da leitura das obras infantis haverá apresentação da peça infanto-juvenil Bem Que Te Vi, Bem-Te-Vi. “As ideias e parcerias deste projeto se uniram e deu tudo muito certo”, diz a coordenadora de Cultura, Sandra Golinelli.
A peça
Bem Que Te Vi, Bem-Te-Vi, de autoria e direção de Rubens Teixeira, será encenada ao ar livre, na praça da Matriz, às 10h. “Ficamos muito honrados com o convite. É uma alegria e um privilégio esse contato direto com o público de São Pedro”, comenta o diretor.
Embora tenha sido escrita na década de 60, a obra continua atual e visa os públicos infantil, adolescente e adulto por meio de uma linguagem acessível e divertida. “É uma ferramenta de conscientização do cidadão para questões contemporâneas, como educação infantil, relações familiares e humanas, e equilíbrio ambiental em especial, por intermédio de seus personagens, sejam eles pessoas ou animais”
, completa Teixeira. “É uma feliz coincidência que 21 de março seja também o Dia Internacional da Floresta, a ocasião não poderia ser mais apropriada para se abordar o assunto”, assinala.
O texto conta a história de vida e os percalços de um jovem Bem-te-vi, desde seu nascimento até a adolescência. A Mãe Bem-Te-Vi, sempre carinhosa e superprotetora, tenta educá-lo e prepará-lo com a ajuda do Gavião Astronauta. Os outros personagens são a Raposa, charmosa e matreira; a Árvore, sábia e otimista, sempre ressaltando a importância de nos renovarmos sempre; o fazendeiro Caçador de Bichos, impetuoso e mal-humorado; e o soldado Caçador de Gente, valente e meio atrapalhado.
O elenco, formado por alunos (adultos e adolescentes da região) do curso de teatro ministrado por Teixeira, integra o Centro de Artes Cênicas de Águas de São Pedro (CACASP), entidade de caráter privado responsável pela iniciativa pioneira. O grupo conta com o apoio do Centro Comunitário de Águas de São Pedro, que disponibiliza seu espaço para as aulas e ensaios. A primeira edição do espetáculo, em outubro de 2013, alcançou grande sucesso de público e crítica, daí a motivação e o entusiasmo em reeditá-la a cada ano, na Semana da Criança.
Os sete personagens são interpretados por: Rebecca Nunes (Bem-Te-Vi), Maria de Lourdes Camerotti (Mãe Bem-Te-Vi), Mario Rosalem (Gavião Astronauta), Maria do Carmo Brandini (Árvore), Monalisa de Oliveira (Raposa), Antonio Alves do Vale (Fazendeiro Caçador de Bichos) e Bruna De Mitry (Soldado Caçador de Gente). Da equipe artística fazem parte: Lajur (cenário e figurinos), Ana Camila Caetano (expressão corporal), Raul Teixeira (trilha sonora), Martin Eikmeier (maestro e autor dos arranjos para músicas cantadas, com letras de Rubens Teixeira), Rodrigo Ataulo (sonoplastia) e Daltro Espírito-Santo (
Canção da Felicidade – letra e música).
A criança que participar da leitura poderá escolher um livro para levar para casa. O material doado pelo hotel, além de ser usado no projeto, é destinado a bibliotecas das escolas municipais e estaduais, assim como para projetos especiais da Coordenadoria de Cultura, como a Semana Gustavo Teixeira.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – Também com o objetivo de educar por meio arte foi retomado na última semana a contação de história realizada na Biblioteca Municipal. Voltada a crianças, a atividade acontece sempre às sexta-feiras, das 9h às 10h e das 15h às 16h. As visitas de escolas ou de grupos devem ser agendadas pelo telefone 3481 9275.
SERVIÇO:
Leitura na praça
Estímulo à leitura com distribuição de livros aos participantes
21 de março, 9h, na praça Gustavo Teixeira (em caso de chuva a atividade será transferida para o Museu Gustavo Teixeira)
Bem Que Te Vi, Bem-Te-Vi – apresentação de teatro
às 10h – Praça da Matriz de São Pedro
As atividades têm entrada franca