Piano e violino são os destaques do projeto Música no Museu, que acontece às16h do próximo dia 28 de março no Museu Gustavo Teixeira, com entrada franca. Vão se apresentar a pianista Juliana Briense Jorge e o violinista Guilherme Duarte.
Bacharel em música com habilitação em piano, Juliana iniciou seus estudos de piano aos 6 anos com a professora Sandra Golinelli, atual coordenadora de Cultura de São Pedro. Ao longo de sua trajetória, participou de vários festivais, entre eles Oficina de Música de Curitiba, Curso de Verão da Escola de Música de Brasília e Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Fez também master classes com vários pianistas como Richard Bishop, John Nakamatsu, Arnaldo Cohen e Menahem Pressler. Em 2005, Juliana participou de uma turnê europeia de recitais de piano. O intuito do projeto foi divulgar a obra brasileira para piano solo, criando um panorama desse gênero musical desde o século 19 até os dias de hoje.
Em 2008 mudou-se para os Estados Unidos com bolsa integral na Universidade do Novo México para cursar seu mestrado em pianos solo e colaborador sob orientação da professora Pamela Pyle. Foi também solista a frente da Camerata Ars Musicalis, Orquestra Sinfônica da Unicamp e com I Cameristi Italiani, esse último em Bergamo, durante o verão de 2010.
Já trabalhou sob a batuta de grandes maestros, como Julio Medaglia, Roberto Minczuk, Jorge Perez-Gomez e Karl Martin. Atualmente é pianista da “Escola Waldorf Veredas”, onde colabora com as aulas de coral, teatro e euritmia; e também é pianista do grupo “Euritmia sem Fronteiras”, com o qual tem viajado em turnês pela América do Sul e Europa.
VIOLINO - Guilherme Duarte iniciou seus estudos na música em 1998 com violão e guitarra. Em 2007 obteve o título de bacharel em Música Popular, reingressando para o curso de violino erudito no ano seguinte, adquirindo assim em 2011 seu segundo bacharelado em música. Participou de diversos master classes com professores de renome como Pablo de Leon, Betina Stegman e Dan Jordan, este último da West Coast Symphony na Flórida.
Como instrumentista, Duarte tocou como artista convidado em orquestras como a Orquestra Sinfônica da Unicamp e participou de projetos como a gravação da ópera Dido e Aeneas de Purcell dirigida pelo violinista Luiz Otávio dos Santos e patrocinada pela Unicamp. Desde 2008 vem realizando recitais acompanhados de piano na região de Campinas. Atualmente é membro integrante da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e leciona violino para alunos particulares.
No repertório da apresentação estão Pequena Marcha Vienense, de Fritz Kreisler, Sonata nº5, de Ludwig van Beethoven, Andante da Sonata nº2 para violino solo, de Johann Sebastian Bach, Dança Húngara nº5, de Johannes Brahms, Dança Espanhola, de Manuel de Falla, Preludium und Allegro, de Fritz Kreisler e Dança Macabra, de Saint Saens.
SERVIÇO – Música no Museu, apresentação de piano e violino com Juliana Briense Jorge e Guilherme Duarte, dia 28 de março, às 16h no Museu Gustavo Teixeira. Entrada gratuita.