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Uma letra, uma palavra, uma frase. A construção de uma história. Através da magia, o estímulo pela leitura. É assim que a professora da rede municipal, Doralice Zinni, da EMEB Joaquim Norberto de Toledo, trabalha com seus alunos de 1º ano. Esta semana, a professora realizou o primeiro encontro, de quatro, que acontecerão na escola, com contação de história com os pais e apresentação do livro. "Acredito que a participação da família na vida escolar dos alunos é fundamental para atingirmos a formação plena das crianças e a presença de mais de 100 pessoas nesta primeira atividade mostra que quando a escola abre suas portas e convida a família, essa parceria acontece, fortalecendo o processo de aprendizagem e o compromisso de todos nós com a educação de nossas crianças", ressaltou Doralice.A pequena Pyetra França, de 6 anos, estava muito empolgada com tantos livros e quadrinhos. “Eu conheço as letras e gosto de ver os desenhos das histórias. Minha mãe comprou uma pasta com histórias e um livro e lê para mim. Não vejo a hora de saber ler para fazer sozinha e conhecer um monte de histórias novas”, disse. A mãe, Camila França de Brito, tenta estimular sempre a filha. “Em casa ela gosta de desenhar e digo para ela fazer uma história. Leio bastante também e a participação dos pais na vida escolar só acrescenta o desenvolvimento. Sou aquela mãe coruja, que vou em todas as reuniões e quero estar presente em todas as atividades. A Doralice é fantástica e eu não tenho o que reclamar da educação da rede municipal”.O projeto “Família na Escola” promove a participação efetiva da comunidade escolar em parceria com os pais, buscando um trabalho coletivo e educativo, fundamentado que a família deve ser a primeira educadora dos filhos, com constante zelo para seu desempenho integral. Daniela F. F. Garcia, mãe de Maria Clara, de 6 anos, e Bernardo com 8, concorda. “Os filhos são os espelhos de seus pais. Precisamos fazer para que eles repitam. Todos os dias meus filhos devem ler um livrinho, daqueles pequenos, mas já é uma rotina obrigatória em casa. Os pais fazendo a sua parte e a escola estimulando com ações como esta, só vem enriquecer o aprendizado das crianças”, contou.A programação, que terá a próxima atividade em junho, objetiva algumas ações para cultivar os valores e a responsabilidade com o processo de individualização de cada criança, mostrando que a parte institucional de ensinar é da escola, e a responsabilidade de educar com plenitude é da família.“O envolvimento de todos é muito importante e a interação da família e da escola é um agente transformador, que promove, de forma organizada e prazerosa em um ambiente acolhedor, o sucesso na educação”, finalizou a professora.