A solenidade preparada pela Prefeitura de São Pedro e a Sociedade de Veteranos de 32 – MMDC em homenagem aos combatentes de 9 de julho, data em que se celebra a Revolução e o Soldado Constitucionalista, será transferida para o Museu Gustavo Teixeira em caso de chuva nesta quinta-feira, dia 9.
Se não estiver chovendo, a cerimônia será realizada no monumento dedicado aos revolucionários, na praça Adolpho Bonifácio Bragaia atrás do Fórum, com a presença de familiares dos combatentes, além de autoridades da cidade. O início será com um desfile dos integrantes da 3ª Companhia da Polícia Militar e dos atiradores do Tiro de Guerra de São Pedro, acompanhados pela Corporação Musical União Charqueadense. A previsão é que o grupo saia da Praça Matriz às 9h.
Entre as novidades da solenidade deste ano está uma exposição de objetos e trajes emprestados pelos familiares dos combatentes são-pedrenses e a premiação do concurso de redações organizado pela Secretaria Municipal de Educação, que teve a participação de quase 300 alunos dos quartos anos da rede municipal de ensino. O público vai poder conferir duas redações selecionadas de cada uma das 10 escolas participantes, e serão premiados os três primeiros classificados entre todos os participantes.
Um dos momentos mais importantes da cerimônia será a entrega da Medalha 9 de Julho a três homenageados pelos serviços prestados à cidade e à memória do Movimento Revolucionário de 1932 – o Capitão Caron, comandante da Polícia Militar de São Pedro; o subtenente Vagner, Chefe de Instrução do TG 02-091 de São Pedro; e a secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia.
Na cerimônia também será oficialmente doada ao Museu Gustavo Teixeira uma réplica da matraca usada pelos revolucionários, que poderá ser manuseada pelos presentes e depois será incorporada ao acervo do Museu.
A doação da matraca é fruto do empenho do são-pedrense João Francisco de Aguiar, que é também o coordenador da realização do evento e do núcleo de São Pedro da Sociedade de Veteranos de 32 – MMDC.
Após a cerimônia, as autoridades e familiares irão prestar homenagem no jazigo do herói revolucionário José Augusto Frota Escobar, nascido em São Pedro e que morreu em combate.