Apresentação de violão, com Welton Naday, e lançamento do livro "Arte e Resistência em tempos de silêncio" Teatro amador Paulista 1963-1975, de Ney Vilela, são as atrações do Música no Museu que aconteceu no dia 5 de outubro, sábado, às 16h, no Museu Gustavo Teixeira.
Violonista licenciado em música pela Unincor, com pós-graduação em Arte e Educação pela Universidade Claretianas, Welton Nadai estudou no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e com o violonista Pedro Cameron. Participa de festivais nacionais e internacionais de violão, além de ser fundador e idealizador do Circuito do Violão, coletivo que realiza diversos trabalhos em várias formações artísticas.
O livro de Ney Vilela, que por 41 anos dedicou-se às atividades docentes, surgiu como tese de doutoramento, defendida na PUC-SP em 2018. Organiza-se em quatro capítulos, desde o início do movimento federativo do teatro amador até o espetáculo amador, com informações sobre a estrutura das encenações, temas e linguagens, dramaturgia.
Entre as fontes de pesquisa estão atas de reuniões e congressos realizados pelo movimento federativo e por grupos amadores, em particular, além de recortes de jornal. Foram coligidos aproximadamente 2.000 recortes de publicações, de um universo de 50 mil guardados pelos amadores de teatro, pela Cotaesp e por federações de teatro amador.
O livro possui 230 páginas e foi publicado em coeditoria, por RiMa Editora (São Carlos- SP) e Editora da Academia Jahuense de Letras.
Ney Vilela é doutor em História Social (PUC-SP), mestre em Comunicação Midiática pela Unesp-Bauru, além de ter sido presidente da Federação de Teatro Amador do Centro do Estado de São Paulo – Fetac, no início da década de 1980.
SERVIÇO – Música no Museu, com apresentação de violão com Welton Nadai e lançamento do livro "Arte e Resistência em tempos de silêncio" Teatro amador Paulista 1963-1975, de Ney Vilela. Dia 5 de outubro, sábado, às 16h. Entrada franca.