Denúncias de preços abusivos podem ser feitas em site ou redes sociais
O Procon/SP, responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor , possui atualmente 328 Procons municipais conveniados, entre eles o de São Pedro, mas nem todos possuem agentes de fiscalização credenciados. Neste caso, as demandas são atendidas pela equipe de fiscalização do @proconsp, que por força do isolamento social necessário para evitar a expansão do Covid-19 está com equipe reduzida, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.
Em nota de esclarecimento,a Fundação Procon informa que as demandas relacionadas à elevação sem justa causa do preço de produtos vem crescendo em vários municípios do Estado e que, em um primeiro momento, nenhum Procon municipal tem competência para interditar estabelecimentos comerciais no momento em que for constatada qualquer irregularidade. Segundo a nota, “esta medida somente pode ser tomada por agentes fiscais credenciados, mediante procedimento administrativo”.
As denúncias para a fiscalização podem ser feitas também pelo site www.procon.sp.gov.br ou pelas redes sociais, marcando o @proconsp e informando nome e local do estabelecimento que se quer denunciar.