A Prefeitura de São Pedro deu início nesta terça-feira à limpeza da lagoa do Parque do Novo Horizonte. A chuva dificultou o trabalho de remoção de peixes encontrados mortos no local, mas a retirada foi realizada e continua nesta quarta-feira.
Além de retirar os peixes – todos da espécie tilápia, do mesmo porte e que estavam concentrados na mesma área - e fazer a limpeza da lagoa artificial, com a retirada de plantas aquáticas, a Prefeitura vai fazer uma varredura para identificar possíveis entradas clandestinas de produtos que podem prejudicar a qualidade da água e desenvolver um plano de gestão para identificar as melhores formas de restauração da lagoa localizada em uma APP (Área de Preservação Permanente).
Em outras ocasiões, como no primeiro semestre do ano passado e em agosto de 2019, a Prefeitura fez manutenção da lagoa com retirada de plantas aquáticas de forma manual, sem o uso de maquinário. Também em 2019 as taboas que existiam no local foram retiradas com autorização da Cetesb.