O trabalho de limpeza da lagoa do bairro Novo Horizonte teve continuidade nesta quarta-feira,13, com a retirada de plantas aquáticas. A Prefeitura começou o trabalho na terça-feira, com a retirada de peixes que morreram no local. A chuva atrapalha o cronograma do trabalho que deve durar mais alguns dias.
O fato dos peixes mortos serem todos da espécie tilápia, do mesmo porte e que estavam concentrados na mesma área pode ser um indicativo de que os peixes foram soltos no local, que não apresentava condições específicas para este tipo de criação.
Uma análise das condições da água da lagoa, que abriga outras espécies de peixes, também será realizada para indicar possíveis causas para a mortandade.
Além da análise, a Prefeitura vai fazer uma varredura para identificar possíveis entradas clandestinas de produtos que podem prejudicar a qualidade da água e desenvolver um plano de gestão para identificar as melhores formas de restauração da lagoa localizada em uma APP (Área de Preservação Permanente) usada também como área de lazer, com pista de caminhada e pista de caminhada.
As plantas aquáticas já foram retiradas da lagoa em intervenções realizadas em 2019 e 2020.