O Estatuto da Guarda Civil Municipal, estabelecido na Lei Complementar 193, foi assinado nesta terça-feira pelo prefeito Thiago Silva, que reuniu-se com o secretário de Governo Claudinei Arruda , com o comandante da GCM, Luciano Luna e com os integrantes da GCM Reginaldo, Carvalho, Leandro, Célio, Luiz, Joaquim e Janete para falar sobre a nova legislação.
“É uma vitória para a corporação essa nova legislação. Com este estatuto, podemos melhorar as condições de trabalho com respaldo jurídico e a população vai sentir esse reforço na segurança pública”, disse o prefeito.
A legislação, que foi aprovada pela Câmara Municipal, estabelece regras para a organização administrativa, regime disciplinar e institui plano de carreira para a corporação. Entre as mudanças estão a criação das funções de subcomandante, inspetor, ouvidor, corregedor e classes distintas para os guardas-civis.
“Acompanhei de perto as discussões sobre o Estatuto e muitas das reivindicações foram atendidas. As mudanças podem apresentar alguma resistência, mas com certeza os integrantes da guarda e a população vão sentir os efeitos das melhorias”, disse o secretário de Governo, Claudinei Arruda.
Atual comandante da Guarda Civil, Luciano Luna agradeceu a confiança do prefeito Thiago Silva e destacou os benefícios das mudanças implantadas.