O Museu Gustavo Teixeira foi convidado a participar do VII Encontro de Museus – Casas Literários 2022, que acontece de 28 a 30 de julho de forma híbrida – presencial e on line e tem como tema “Agoridade: a Reconstrução do Passado no Presente”
A abertura, às 19h do dia 28 de julho, será com a mesa de abertura “O futuro dos museus-casas em rede”, discussão que acontecerá presencialmente no Anexo do museu Casa Guilherme de Almeida, na rua Cardoso de Almeida, nº1.943, em São Paulo e será transmitida por meio da plataforma Zoom.
Participam desta mesa Angélica Fabbri,diretora executiva da ACAM PortInari; Marcelo Tápia,diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo; Paula Paiva Ferreira, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Renata Motta, presidente do ICOM Brasil e diretora executiva do IDBrasil. O mediador será Ivanei da Silva, museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.
Estão programadas participações especiais de Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos, da Casa das Rosas; Marcelo Tupinambá,coordenador de programação da Casa Mário de Andrade e Simone Homem de Mello,coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida.
O encerramento será com apresentação do Coral da Casa das Rosas no Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Em sua sétima edição, o encontro focalizará a temática inspirada no conceito adotado como norteador para as atividades dos Museus-Casas Literários de São Paulo para o ano de 2022. O conceito de "agoridade", colhido de um marcante ensaio de Haroldo de Campos, envolve a eleição de referências do passado a partir das quais o presente se reinventa.
A participação do coordenador de Cultura e diretor do Museu Gustavo Teixeira, Ivan Teixeira, será no dia 29, às 16h, na Mesa “A reconstrução do passado: experiências”.Também participam desta mesa Márcia Luíza Freitas Ganem,presidente do Instituto Casa de Castro Alves (Salvador, BA) e Maria João Amado, coordenadora de Comunicação do Memorial Casa do Rio Vermelho (Salvador, BA).
A programação completa pode ser conferida em http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=1432&iddata=5418
E as inscrições para os eventos podem ser feitas em:
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/dc66b44552c92b64725c5483f5881102
Os participantes que tiverem 75% de frequência no Encontro poderão solicitar certificado.