Entre as atrações estão a Palhaça Rubra e o artista de circo uruguaio Mauro Cosenza
O Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo será realizado em São Pedro no dia 26 de agosto.
“As atividades propiciadas em espaços de convívio comum estimulam o uso desses locais como também fortalecem as relações sociais. A arte e a cultura têm esse poder integrador. Fomentar estas ações é importante, principalmente em espaços públicos e com acesso para todos”, cita o coordenador de Cultura de São Pedro, Ivan Teixeira.
A programação, para todas as idades e interesses, vai acontecer em 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.
O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.
Durante a programação, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.
Programação que será realizada em São Pedro -
Jogos Fantásticos Nunca Inventados traz dois jogos inéditos, a incrível Esgramba, que mistura esgrima com samba, e o irreverente jogo de bola Os Nada Bobinhos, em que os participantes poderão aplicar suas estratégias de influência em uma batalha pelo poder. Nas duas modalidades lúdicas estético-esportivas, o público é convidado a jogar com os artistas Alberto Tembo, Patrícia Marchesoni, Bruno Morais e Tabatha Vecchio em plena praça pública, misturando jogo, arte e humor.
O artista uruguaio Mauro Cosenza dá vida ao excêntrico palhaço El Gran Enano em H2oBoom. No espetáculo, ele utiliza habilidades e alguns delírios para realizar estouros com balões, bolas de ping-pong, engenhocas, água e muitas explosões, rompendo, assim, a barreira entre o personagem e a plateia, gerando um jogo interativo e divertido.
Inspirado pelo jazz dance, em JAMZZ, o grupo paulista Cristian Duarte em Companhia propõe uma improvisação em diagonal com a participação do público, que é convidado a dançar ao som dos principais hits dos anos 1980 e 1990 tocados por um DJ. Os performers, dirigidos pelo coreógrafo e dançarino Cristian Duarte, criam uma atmosfera vintage por meio de figurinos, acessórios, sons e movimentos.
As Rutes trazem Mensagens de Mulheres Sábias, uma intervenção literária para compartilhar depoimentos, narrativas ancestrais e reflexões sobre ser mulher no mundo hoje. Na busca por outros modos de existência, o coletivo investiga como a trajetória e a obra de escritoras admiradas auxiliam no equilíbrio e na equidade da vida em múltiplos aspectos.
Querida das crianças, a Palhaça Rubra apresenta Roda de Samba da Palhaça Rubra. O espetáculo musical presta homenagem a nomes fundamentais do samba, como Cartola, Noel Rosa, Clara Nunes, Beth Carvalho, Aracy de Almeida e Dona Ivone Lara. O show também faz um tributo ao cantor e compositor paulista Adoniran Barbosa, chamado carinhosamente pela palhaça de vovô.
E as atrações desse roteiro do Circuito Sesc de Artes seguem com Azar do Valdemar, espetáculo da Cia dos Inventivos (SP). Na montagem, uma trupe de artistas mambembes narra o desaparecimento de Valdemar e, com o público, tenta recriar a sua trajetória. O espetáculo, livremente inspirado na obra “Viva o Povo Brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, reúne dramaticidade, música e arte circense.
Para completar o roteiro, A Cabaça Mágica: Histórias Pretas na Literatura Infantojuvenil, com a companhia Agbalá Conta, revela livros da literatura infantojuvenil preta com obras que trazem histórias tradicionais africanas e afro-brasileiras.
Toda a programação, com endereços e horários, pode ser acessada no site do evento.
SERVIÇO:
Circuito Sesc de Artes 2022
Dia 26 de agosto - Praça Matriz de São Pedro – Centro
Site: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes