Atividade será coordenada por Maikão, artista e compositor de Piracicaba
Uma oficina com vivências a partir de atividades de expressões, práticas instrumentais, exercícios, jogos e brincadeiras cognitivas baseados em cantigas. Práticas de pulsação rítmica, exercícios de reflexo rítmico, jogos musicais com cantigas, práticas de instrumentos e contato com diversos instrumentos, expressão corporal solta, expressão corporal ritmada, alongamentos, danças, exercícios de respiração e bate papo sobre a cultura e sobre como essa cultura ancestral ainda se mantém viva. Esta é a proposta da atividade que será oferecida gratuitamente pela Coordenadoria de Cultura nos dias 18, 20, 25 e 28 de outubro, das 18h30 às 20h30.
“Esta oficina será coordenada por Maikon Araki, o Maikão, e vai proporcionar ao participante contato e aprendizado sobre a influência das matrizes africanas que recebemos e que hoje se fazem presentes no nosso dia-a-dia e que por vezes não temos ideia. Dar visibilidade e resgatar os valores e a cultura por meio de oficinas e palestras faz parte do nosso plano de gestão cultural. Ficamos felizes em termos sidos contemplados com a oficina”, comenta o coordenador de cultura, Ivan Teixeira.
A oficina é viabilizada por meio do Projeto A.M.E – Atividade de Música e Expressões, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Oficinas Culturais, Poiesis e a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura, que visa difundir as oficinas ao interior do estado, agora no formato presencial.
Maicon Facchin Araki é artista, compositor, baterista, percussionista, ativista e pesquisador das manifestações musicais afro-brasileiras. Natural de Miguelópolis (SP), aos 5 anos, aprendeu sozinho a tocar violão e viola. O amor pela bateria surge na adolescência. Ao longo de 7 anos frequentou o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos, em Tatuí, onde se dedicou ao jazz, MPB e ritmos latinos.
Com o conhecimento neste ritmos, Maikão, traz uma proposta de provocar uma reflexão, sensibilização corporal e entreter ao público, por meio de um projeto original solo que dá voz e visibilidade aos ritmos do interior de São Paulo, como o samba de lenço e o batuque de umbigada com maracatu e demais sons derivados da percussão miscigenados aos timbres e concepção da música eletrônica.
As inscrições começam no dia 3 de outubro, no Casarão da Cultura, na rua Malaquias Guerra, 573. Há 40 vagas disponíveis.
SERVIÇO - OFICINA DE VIVÊNCIA EM MÚSICA E EXPRESSÕES
Coordenação: Maikon Araki - Maikão
Datas : 18, 20, 25 e 27 de outubro das 18h30 às 20h30
Público: Interessados na área, com ou sem conhecimento prévio.
Seleção: Por ordem de Inscrição
Inscrições: 03/10 até preencher as vagas
Participação: Inscrição Individual e gratuita
Vagas: 40
Indicação: maiores de 16 anos
Local: Casarão da Cultura - Rua Malaquias Guerra, 573