Previsão para Quinta-feira
07 OUT 2022
Agenda 2035 é lançada com formação de grupos temáticos

A Agenda 2035, que vai definir ações prioritárias para serem executadas em São Pedro em áreas chave como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, turismo, segurança e desenvolvimento econômico foi lançada no dia 6 de outubro em evento realizado no Centro de Convenções com participação de diversos segmentos da sociedade

“Esse é o pontapé inicial de um jogo que já começou”, disse o prefeito Thiago Silva, referindo-se ao processo de continuidade que a agenda representa. O processo foi iniciado em 2013, com a criação da Agenda 2025, que definiu ações e projetos a curto, médio e longo prazo para São Pedro.

A apresentação também destacou a prestação de contas da Agenda 2025. Das 216 ações e projetos propostos, 184 foram realizadas até julho de 2022. No lançamento, grupos temáticos foram criados para dar início à atualização do planejamento.

“A Agenda ajuda a deixar mais clara a visão daquilo que queremos. É um norte para todos os gestores”, disse o presidente da Câmara, Du Sorocaba, que destacou a parceria da Câmara com as ações realizadas.

As áreas com maior índice de ações e projetos realizados são a da saúde (98%), educação (90%), turismo (90%) e segurança (92%).

Entre os projetos realizados neste período estão, por exemplo, a descentralização da saúde, com a construção de cinco Unidades Básicas de Saúde e reforma de outras 3, além da criação de serviços como o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e o Caps.

Também entram na lista das conquistas a renovação da frota municipal, reestruturação da Santa Casa, com aquisição de equipamentos como um tomógrafo, reforma do centro cirúrgico e ampliação do volume de recursos destinados para a saúde.

No meio ambiente, entre os destaques estão a construção do viveiro de mudas e o plantio de 20 mil mudas, resultado de ação da Prefeitura com diversos parceiros. Já na Educação, os destaques são a criação de vagas, com construção de quatro escolas, além de mais uma em andamento e reforma de outras, com criação de novas salas e a construção do Centro de Distribuição, o novo almoxarifado da educação

Na insfraestrutura, uma ação concretizada, considerada um marco em São Pedro, é a construção da avenida São João, a nova Imigrantes, que gerou um novo vetor de desenvolvimento e o asfalto novo instalado em muitos bairros, como Alpes das Águas, Nova Aurora, Santa Rosa, Vale do Sol, Nova São Pedro I e II, Bela São Pedro, Colinas, Jardim Holliday, Capim Fino, Giocondo, Estrada do Macuco, Mirante, recapeamento São Pedro Brotas, construção da ETE Samambaia, iluminação pública, regularização de móveis, além da construção de 800 casas populares.

Já na área de Turismo, Cultura e Esporte, os destaques são para a reforma do Centro de Eventos e Convenções, construção do Parque Municipal de Vôo Livre, mudanças no Parque do Cristo, reforma da Biblioteca Gustavo Teixeira, construção do Centro Cultural, reforma do Museu Gustavo Teixeira, construção do campo de grama sintética, construção da quadra multiuso no São Dimas e reforma no Ginásio Bordadão.

Na área de segurança, foram destacadas as melhorias na central de monitoramento e no Desenvolvimento Econômico, itens como a criação do Distrito Industrial e implantação do Poupatempo,

CRONOGRAMA – Na quinta-feira foram formados grupos temáticos para que os participantes apontem caminhos e soluções para alcançar melhorias desejadas para São Pedro. As reuniões de trabalho para discussões dos temas acontecem a partir do dia 26 de outubro, na Secretaria de Educação, e estão programadas até o dia 14 de abril.