O Controle de Endemias, departamento da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social, elaborou o cronograma dos dias de vacinação antirrábica para o ano de 2024.
Como nos últimos anos, as imunizações serão realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, das 8h às 12h.
No Estado de São Paulo, a campanha de vacinação antirrábica foi suspensa durante a pandemia e em 2021 houve a Deliberação nº 169, de 15 de dezembro de 2021 que manteve a suspensão.
Atualmente, os municípios do Estado de São Paulo adotam estratégias de vacinação de rotina. Em São Pedro, a vacina é oferecida aos cães e gatos, acima de três meses de idade de forma gratuita no "Meu Pet Vanessa Targher" de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 12h e das 13h às 16h.
Além disso, a Secretaria de Saúde possui uma agenda estratégica para levar a vacina a todas as regiões ao longo do ano, quando a equipe atende a população em alguma unidade de saúde conforme calendário divulgado.
Cães bravos ou mordedores, de qualquer raça, devem utilizar focinheira apropriada e guia e os gatos devem ser levados em caixas de transporte, gaiolas ou fronhas.
Em 2023, foram vacinados pelo Controle de Endemias 2.108 animais – 1.703 cães e 405 gatos.
A primeira etapa da vacinação será no dia 6 de janeiro, em frente à UBS Primavera. Em janeiro, a vacinação também será realizada no dia 27, em frente à UBS do bairro Alpes das Águas.