Alongamento, aquecimento, fortalecimento muscular, automassagem, atividades com bola, brincadeiras em dupla e exercícios para coordenação motora. Essas são algumas das etapas da aula gratuita de ginástica para Melhor Idade oferecida pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Esporte e Lazer.
Com uma hora de duração, as aulas comandadas pela educadora física Selma Campos acontecem às segundas e quartas-feiras, das 7h15 às 8h15, no Ginásio Municipal Antonio Carlos Siloto Filho – Bordadão. Para participar, é preciso fazer inscrição e apresentar atestado médico de aptidão física na secretaria da Coordenadoria.
“Não há limite de idade para praticar essas aulas de ginástica. Aqui todos fazem os exercícios conforme suas limitações. Temos alunos com menos de 50 e outros com mais 80, e essa é a proposta. Que as pessoas saiam de casa, venham se socializar e praticar uma hora de atividades, pelo menos duas vezes por semana”, explicou a professora Selma.
Há um ano na turma, a aposentada Benilda Matiussi, de 67 anos, disse que tudo mudou em sua vida depois que começou a fazer exercícios. “Eu sempre trabalhei bastante na chácara, mas quando surgiu essa oportunidade de fazer ginástica, eu senti mais alegria de poder sair de casa, fazer amizades e ter esse momento de descontração”, declarou.
Com 81 anos, Ilda Alves Campos da Silva contou que, por indicação de um médico, começou a praticar exercícios. “Minha vida mudou completamente, principalmente na questão de autoestima. Faço ginástica duas vezes por semana e hidroginástica duas vezes também. Me sinto ótima!”, contou Ilda.
Amigas de um grupo de artesanato do bairro Alpes de Águas, Ilda Bispo (65) e Cleonice Andrade (57) fazem questão de propagar as aulas. “A gente convida todo mundo que aparece lá no artesanato para fazer as atividades físicas também. Eu mesma faço ginástica, pilates, hidroginástica e caminhada. Os problemas causados pelo diabetes melhoraram 80%. Faz bem para a mente e para o corpo”, disse Ilda.
A aposentada Sandra Garrido, de 67 anos, contou que há 1 ano e 4 meses mudou para São Pedro para cuidar da mente. “Vim buscar o renascimento para minha vida. A tranquilidade da cidade, a facilidade de fazer amizades e todas essas oportunidades gratuitas de se praticar exercícios mudaram minha mente, minha autoestima e me ajuda com a depressão. Posso dizer que hoje tenho mais vontade de viver”, ressaltou Sandra, que ainda joga vôlei, quimbol e faz aulas de artesanato.
SERVIÇO - Para saber mais sobre as atividades gratuitas oferecidas pela Coordenadoria de Esportes e Lazer de São Pedro, o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Telefone:
(19) 3481-9393.
Crédito: Daniella Oliveira