Previsão para Domingo
17 AGO 2023
Alunos de São Pedro recebem atendimento e óculos gratuitos
Médico Rafael Guena em atendimento na Emeb Guido Dante
Ação faz parte do Projeto Olhar Sempre, que oferece consultas e óculos completos
Conseguir mudar o futuro de crianças ao garantir correção de problemas de visão está entre os objetivos do Projeto Olhar Sempre, idealizado  pelo Hospital de Olhos  de Piracicaba. Em ação realizada no último sábado, 12, em São Pedro, foram atendidos alunos das Emebs Guido Dante, Adriana Daniel e Ricarda de Paiva Lima Berzin. Após a consulta, os estudantes que precisam usar óculos escolheram a armação e em aproximadamente 15 dias vão receber os óculos prontos para uso, sem nenhum custo.

“Os problemas de visão estão entre as principais causas de evasão escolar. Nossa proposta é garantir este atendimento do começo ao fim, com consulta e confecção dos óculos e conseguir fazer a diferença na vida dessas famílias”, conta a médica Carolina Weiss Aloisi, que coordena o projeto com o oftalmologista Rafael Guena.

“O Projeto Olhar Sempre é uma iniciativa para atendimento à população em situação de vulnerabilidade. A atenção é voltada a crianças em idade escolar com a intenção de melhorar o aprendizado” complementa Guena.

O prefeito Thiago Silva destacou o caráter social do projeto. “São consultas completas, feitas por médicos, totalmente gratuitas. É um investimento na saúde das nossas crianças. O aluno faz a consulta, passa pelos equipamentos, depois escolhe a armação e ao final de  duas semanas ganha os óculos e melhora o seu rendimento  na escola. Esse ciclo se completa e representa um  trabalho conjunto da Educação e Saúde”, afirmou.

Além da consulta e dos óculos gratuitos, os estudantes que apresentem algum tipo de patologia oftalmológica são encaminhados para acompanhamento no Hospital de Olhos.

Esse é mais um braço do projeto voltado também para a realização de cirurgias de catarata, já realizadas em diversas ações em São Pedro, a última delas no dia 18 de junho, em um mutirão.

O propósito do Olhar Sempre, que trabalha com voluntários e apoio de empresas e doações é de”trazer de volta a luz da visão  para aquelas pessoas que estão na escuridão por falta de acesso” .

Entre 2012 e 2022, aproximadamente 1.000 pacientes foram operados por ano em média em diversas cidades da região.

ATENDIMENTO ELOGIADO – Marilene Reichert, mãe do aluno Derik Luis Pereira Gaona, de 14 anos, elogiou o atendimento recebido na consulta realizada na Emeb Guido Dante. “Quando falaram que meu filho precisava passar na consulta, fiquei um pouco apreensiva, mas fomos muito bem atendidos. Ele e eu ficamos felizes que agora ele vai receber os óculos, porque eu não teria condições de comprar “, relatou.

Como o filho nunca relatou dor de cabeça ou dificuldades de visão, Marilene não o levou ao oftalmologista. “Na consulta viram que ele precisa de óculos para 4 graus, de longe”, disse.

DOAÇÕES –  As pessoas interessadas em colaborar com o projeto podem fazer doações de armações usadas em bom estado ou recursos que serão usados para aquisição de armações e lentes. As armações podem ser entregues em unidades da Rede Drogal e as doações podem ser feitas pelo Pix  43.068.613/0001-73, da Associação Olhar Sempre.

Créditos das fotos: André Castro/Prefeitura de São Pedro