Previsão para Sábado
ESPORTES E LAZER
Equipe de São Pedro conquista pódios na Ultramaratona
Ralph Stenico

Contrariando o ditado de que “santo de casa não faz milagre”, a Equipe Municipal de Atletismo de São Pedro, conhecida como EMA, fez bonito na Ultramaratona Brotas/São Pedro, realizada no último sábado, com percurso de 62 km, saída de Brotas e chegada em São Pedro. Os 32 atletas da equipe que participaram entre os aproximadamente 500 inscritos conquistaram pódio nesta competição que exige bastante dos atletas em um percurso de estradas de terra, pedras soltas, rios e serra.

A corrida teve início às 6h30 em Brotas. Da equipe treinada pela professora Selma Campos, da Coordenadoria de Esportes e Lazer de São Pedro, participaram um sexteto de revezamento feminino (6 integrantes), um sexteto de revezamento misto (5 integrantes masculinos e 1 feminino), um quarteto de revezamento misto (3 integrantes masculinos e um feminino) e dois solos (masculinos).

Ralph Stenico Beduschi foi o 2º colocado solo, ou seja, ele percorreu os 62km da corrida, com o tempo de 05:10:32; Ricardo Lordello foi o 2º colocado solo na categoria com o tempo de 06:01:07.

Já o quarteto misto formado por Nair Nakawa, Luiz Felipe Gonçalves Nunes, Luiz Fernando Bernardino e Lennon Adorno foi o 2º colocado, com o tempo de 04:54:37

O sexteto misto, dos atletas Valdineia Calsa, Rogério Rodrigues, José Agmar de Oliveira; Gabriel Feltrin, Laudemiro Oliveira e Vitor Zegio garantiu a segunda colocação com o tempo de 5:32:17.

O sexteto feminino, formado por Oraida Zangarini, Valmira Bertochi, Márcia Dente, Rosemeire Silva, Luciana da Silva e Natália Raymundo garantiu a 3ª colocação com o tempo de 6:20:14.

“Agradecemos ao prefeito Thiago Silva e ao secretário de Governo e coordenador de Esportes, Claudinei Arruda, pelo apoio aos eventos da área esportiva. O trabalho de todos os funcionários da Coordenadoria de Esportes no suporte da corrida também foi fundamental”, disse a professora Selma.

DESTAQUE – Melhor colocado entre os atletas da EMA, Ralph Stenico Beduschi,35, coleciona conquistas no esporte. Formado em educação física, atua como professor de tênis há 16 anos e começou a correr há 14. “Senti a necessidade de melhorar meu preparo físico depois de reduzir os treinos de tênis para competição e começar a trabalhar mais como professor”, conta.

Ralph conheceu o atletismo de São Pedro com a professora Magui há aproximadamente 12 anos. Começou a treinar e competir representando a cidade. Inicialmente,em corridas de curta distância, como 5 e 10km.

Com a melhora do desempenho, decidiu se desafiar em corridas mais longas, de meia maratona (21km). A próxima etapa foi marcada pelas chamadas corridas de montanha – trail running, com provas de maratona – 42 km. Conquistou vários pódios e encarou as ultramaratonas – corridas que ultrapassam os 42 km.

A primeira participação foi em 2019, na Ultramaratona São Pedro-Brotas, quando conquistou a 7ª colocação geral da prova e 3° lugar da categoria por idade.

Em 2022, Ralph voltou a fazer esta prova e desta vez, conquistou o 2°lugar geral da prova, com o tempo de 5h04min nos 62 km, sua melhor performance e tempo em corrida longa.

Em 2023, com o percurso inverso, com início em Brotas e chegada em São Pedro, mais uma vez Ralph conseguiu a segunda colocação.

“Já fiz outras ultramaratonas como a de Ipeúna, com distância de 50 km e a temida Brasil Ride 70km em Botucatu, com mais de 8 horas de prova, ficando entre os 20 melhores colocados” destaca o atleta.

“Um dos grandes segredos pra prosseguir nessa jornada é gostar muito do mundo da corrida, curtir o processo, se sentir melhor a cada dia, com o objetivo de chegar na melhor idade ainda praticando, com saúde e alegria”, ensina Ralph.

Como mostrou na corrida, o que não falta para Ralph é fôlego. Além de treinar para corrida com a equipe do município, ele participa de competições de tênis na região, junto com a esposa, que também é tenista, e seus alunos.

Créditos: Imagens FOTOP e Prefeitura de São Pedro