Previsão para Quinta-feira
12 MAI 2023
ESPORTES E LAZER
Abertura dos Jogos Interescolares reúne autoridades e show de talentos
Atividades foram retomadas após 3 anos, jogos acontecem em diversas modalidades até outubro.

Com a participação de 17 escolas – 14 de São Pedro, 2 de Águas de São Pedro e 1 de Santa Maria da Serra – teve início nesta sexta-feira, 12, a edição 2023 dos Jogos Interescolares. A cerimônia de abertura, realizada no Ginásio Antonio Carlos Siloto Filho, o Bordadão, teve participação de autoridades de São Pedro e da região, além dos alunos das instituições participantes, que acompanharam ações como o acendimento da pira, juramento de um aluno que representou atletas, participação do Tiro de Guerra, responsável pela entrada das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de São Pedro, e o Show de Talentos, que como o próprio nome diz, mostrou talentos variados dos estudantes que capricharam nas apresentações de dança, música e poesia.

Esta 15ª edição dos Jogos Escolares, retomada após três anos de interrupção por conta da pandemia, tem a novidade da categoria paradesportivo, que engloba prática de algum esporte por pessoa com deficiência. Também é a primeira vez que a escola de Santa Maria da Serra participa.

“Faço um agradecimento especial à equipe da Coordenadoria de Esportes, que teve a ideia de chamar as escolas da região. Essa proposta simboliza um dos nossos principais objetivos, que é o de união. Estes jogos também são uma ótima oportunidade de levar paz para as escolas após tempos difíceis. A Prefeitura será sempre parceira de ações que visam o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade”, disse o prefeito Thiago Silva.

Para o secretário de Governo e coordenador de Esportes, Claudinei Arruda, a cerimônia superou as expectativas. “Após três anos sem os jogos, por causa da pandemia, a ansiedade era grande para esses que são os jogos mais tradicionais do nosso calendário esportivo. A confraternização entre os alunos é mais importante que a própria competição. É um momento propício, ainda mais em tempos de violência nas escolas Brasil afora, com os pais temerosos. Esporte é qualidade de vida”, disse.

Ao falar em nome do Legislativo na cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, Adilson de Jesus, o Branco, parabenizou o prefeito Thiago Silva pelo apoio ao esporte. “Quem investe no esporte, economiza na saúde. Tenho em casa um exemplo da transformação provocada pelo esporte”, disse.

“Para a educação, o esporte, como formação complementar integral dos alunos aumenta a cooperação, o trabalho em equipe, o respeito, espírito de liderança, desenvolvimento de habilidades, talentos, além de promover qualidade de vida, educando com excelência os alunos”, disse a secretária de Educação, Samanta Bontorim.

Mãe de uma aluna que estuda na Escola Estadual Aroldo Donizetti Leite, Tânia Aparecido acompanhou a apresentação. “Foi espetacular ver minha filha na apresentação, feliz e integrada aos colegas da escola. Para eles é bom, ocupa a cabeça dos nossos jovens com coisas sadias. Além do mais, após o período da pandemia, esses jogos trazem de volta um sentimento de liberdade que está voltando”, disse.

“Veterana” na participação dos jogos, a aluna Isabeli Maciel Paes, de 15 anos, disse que esta cerimônia foi “a mais bonita e emocionante”.

A tocha com o fogo usado para acender a pira dos jogos foi conduzida pelo atleta Giliarde de Lima, que além de várias conquistas no esporte, desenvolve projetos sociais com crianças e adolescentes.

INCLUSÃO – Diretora da Apae,  Daniele Teixeira falou sobre a participação dos frequentadores da instituição – 40 deles fizeram uma apresentação na abertura.“Eles fazem parte do mundo, por isso tem de fazer parte de tudo. Quanto mais participam de atividades como essas, maior é o desenvolvimento, a autoestima, o quadro clínico, o tratamento das patologias, reduz a necessidade de medicamentos, melhora o comportamento em casa. E garantimos que essa convivência faz ainda muito melhor para pessoas sem deficiência do que o contrário”.

MODALIDADES - Aproximadamente 2.500 alunos vão participar dos jogos divididos por categoria. Na categoria A, que engloba os nascidos em 2006, 2007 e 2008 e B, nascidos em 2009, 2010 e 2011, as modalidades são atletismo, basquete, damas,handebol, futsal, futebol society, natação, voleibol, skate, xadrez e tênis de mesa masculino e feminino.

Para a categoria C, com estudantes nascidos em 2012, 2013 e 2014, as modalidades serão queimada; voleibol adaptado; basquete gigante; chute ao gol; atletismo e tênis de mesa.

Para a categoria D, do paradesportos, as modalidades são dominó, chute ao gol, tênis de mesa, natação. Os jogos acontecem até outubro.