A Biblioteca Gustavo Teixeira foi o local escolhido para o lançamento do livro infantil “Somos de Raiz”, das autoras Fathyma Carvalho e Penélope Santos. O lançamento aconteceu no dia 18, em um evento com a participação de alunos dos primeiros e segundos anos das escolas Centro Educacional Tia Leninha e Colégio São Vicente de Paulo (Anglo).
“Somos de Raiz” narra a vida de uma família que vivia na cidade grande e decide mudar-se para o interior de São Paulo. As escritoras inspiraram-se na cidade de São Pedro, cidade em que Penélope vive com sua família, para desenvolver o livro.
“Poder realizar este tipo de evento na Biblioteca, com a participação de crianças é muito enriquecedor. E neste caso específico, ainda tem o diferencial de as autoras terem se inspirado na convivência que elas têm em São Pedro”, disse o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.
Para as crianças, as autoras contaram a história do livro de forma lúdica e pedagógica, interagindo com os mais de 100 alunos que participaram da atividade. O jardim da Biblioteca Gustavo Teixeira foi escolhido para evidenciar a ligação da cidade de São Pedro com a natureza.
O livro aborda a vivência no campo, de forma bucólica, em consonância com todos os seres vivos. “Assim como a raiz de uma árvore leva a seiva e nutrientes através do tronco/caule para produzir flores e frutos saudáveis, as raízes familiares desenvolvem os valores saudáveis no ser humano”, destaca Fathyma.
Educadora e escritora, Fathyma, mãe de Penelope, divide seu tempo entre São Pedro e Praia Grande. Na cidade litorânea é fundadora e atual presidente da Academia de Letras e Artes de Praia Grande, além de outros compromissos literoculturais em várias localidades.
“Somos apaixonadas por essa cidade e fazer o lançamento do meu primeiro livro voltado ao público infantil foi um desafio e tanto, mas sempre me identifiquei com as crianças e estava faltando concretizar esse sonho, que foi possível devido às inspirações desta linda cidade de São Pedro,” declarou Fathyma.