Estimular a criatividade nos estudantes é um dos objetivos principais das aulas de robótica que serão oferecidas a partir do próximo ano na rede municipal de ensino de São Pedro
A metodologia que será usada é do Sesi e na quinta-feira, 20, aconteceu a aula inaugural desta temática, apresentada pelos analistas técnicos educacionais do Sesi, Paula Dalfre e Felipe Poli.
“Com essa ação queremos plantar sementes de inovação e tecnologia e tornar nossas escolas, que já desenvolvem um ótimo trabalho, em uma referência de excelência”, disse o prefeito.
Participaram da aula profissionais da Educação que vão participar, em novembro e dezembro, de um treinamento para as aulas que serão realizadas a partir de 2023.
O programa do Sesi, apontado como um movimento inovador para a prática da Robótica Educacional na Educação Básica, explora os conceitos STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics, ou em português, “Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática”), amplamente disseminados pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, EUA).
Entre as propostas estão a criação de espaços de liberdade criativa onde a projeção, a troca de ideias, a construção e a reconstrução tornam-se estratégias para o ensino-aprendizagem, permitindo que os estudantes identifiquem problemas e/ou necessidades e desenvolvam soluções viáveis e sustentáveis.
“As aulas começam no próximo ano e vão trabalhar temas como raciocínio lógico, interatividade, trabalho em equipe e pensamento científico”, destaca a secretária de Educação, Samanta Bontorim.