O prefeito Helinho Zanatta participou da disputada eleição que elegeu o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSDB) como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Piracicaba. Durante o evento, que aconteceu no dia 1º, no Centro de Convenções de Águas de São Pedro, o prefeito de Conchal, Valdeci Aparecido Lourenço (PFL), também assumiu a vice administração de 2013.
De acordo com Helinho Zanatta, o nome do prefeito de Piracicaba foi anunciado após uma disputa bastante acirrada. Dos 22 prefeitos que depositaram seus votos nas urnas, 11 escolheram Gabriel Ferrato e 11 o prefeito Du Altimari (PMDB), de Rio Claro. Representantes do Estado de São Paulo, que possuem 50% dos votos, tiveram o poder do desempate.
“Apesar do apelo dos representantes do Estado, por uma eleição sem disputa, o prefeito de Piracicaba e o prefeito de Rio Claro fizeram questão de concorrer aos 22 votos”, disse.
Ainda segundo Zanatta, uma concorrência no início das ações do grupo poderia levar à divergências. “Este não é o objetivo da Aglomeração Urbana. O bom senso tem que predominar. Dentro do grupo, os municípios, independentes do número de habitantes ou da economia, possuem pesos iguais”, ressaltou.
Com uma população de 1,3 milhão de habitantes, integram a Aglomeração de Piracicaba as cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Essas cidades contam com cerca de sete milhões de quilômetros quadrados de extensão, e seus moradores representam 3,17 do total de habitantes do Estado de São Paulo. “Acredito força política da Aglomeração. Será por meio deste grupo que vamos discutir as necessidades dos municípios e resolver questões importantes, até mesmo como a busca de recursos”, analisou Helinho Zanatta.
Foto:Christiano Diehl/Gazeta de Piracicaba