A patrulha do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que está em São Pedro desde o final de março, já recuperou cerca de 16 quilômetros de estradas rurais do município. Atento aos graves problemas de falta de infraestrutura nas vias rurais dos loteamentos, o prefeito Helinho Zanatta comemora as ações do departamento, que na semana passada concluiu 12.650 metros das vias no bairro Graminha e cerca de 3.500 no Floresta Escura.
“Só temos que agradecer. Sem ajuda do DER, o município não teria condições de realizar esse trabalho. Já nos primeiros meses da nossa administração, o setor de Obras e Serviços Públicos levantou que 37 dos 67 loteamentos de São Pedro carecem de infraestrutura”, declarou o prefeito.
Pelo menos até o mês junho – com possibilidade de mais 60 dias - cerca de 10 homens do DER recebem estadia e alimentação da Prefeitura para trabalharem de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, nos pontos mais críticos levantados pela Coordenadoria de Serviços Rurais.
Para o trabalho de limpeza, nivelamento, distribuição de cascalho e até alargamento das estradas, o DER liberou duas máquinas motoniveladora, duas pá carregadeiras, um trator esteira, uma prancha para transporte, um caminhão lubrificador, três caminhões trucks, dois caminhões tocos, um caminhão irrigadeira e dois tratores com rolos vibradores.
“Terminamos o loteamento Graminha, começamos no bairro Floresta Escura, e logo seguimos para o Alpes das Águas, Serra Verde, Nova São Pedro, Colinas e outros”, disse Valdemir Reinato, responsável pela coordenadoria.
Morador da rua dos Ipês, do Floresta Escura, desde 1982, o jornalista aposentado, Antonio Carlos Azem, disse que os problemas do loteamento existem há décadas. “Foi um tempo de conquistas demoradas. Até a rede elétrica era mantida pelos próprios moradores. Desde a implantação do loteamento, na década de 70, pouco pudemos contar com iniciativas do governo municipal”, declarou.
Durante os últimos anos, Azem, que também faz parte da Sociedade Amigos da Floresta Escura (SAFE), disse que, principalmente nas épocas de chuvas, muitos não conseguiam nem sair de casa por conta dos problemas nas estradas. “Estamos comemorando o fim da omissão. Como mencionou no ano passado, que iria investir recursos nos loteamentos, o prefeito Helinho Zanatta está cumprindo o que prometeu e hoje temos a felicidade de acompanhar o movimento das máquinas na restauração das ruas”, declarou o morador.