No último sábado, no Museu Gustavo Texeira, o prefeito Helinho Zanatta recebeu uma medalha dos representantes da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC e do Núcleo Correspondência de São Pedro. Para comemorar o Dia da Juventude Constitucionalista, o grupo também homenageou outros moradores da cidade. Com apoio da Coordenadoria de Cultura, um saboroso café foi servido para cerca de 30 pessoas.
Das mãos do coronel Mário Fonseca Ventura, que atualmente é o presidente da Sociedade, o ex-prefeito de São Pedro, Walmy Modesto, o vereador José Mário de Barros, o capitão da Policia Militar de São Pedro, Marcelo Ament Caron, o jornalista e presidente do Núcleo MMDC 32 de Piracicaba, o padre Carlos Ferreira Prado (Paróquia São José), e o empresário Waldir Sepúlvida, também receberam medalhas.
Representado pelo professor João Francisco de Aguiar, o Núcleo MMDC de São Pedro procura investigar e trazer à memória da sociedade sãopedrense a história da Revolução Constituicionalista de 1932. Segundo pesquisas das professoras Maria do Carmo Mendes Souza e Maria Aparecida Fracasse, dos 27 moradores da cidade que colaboraram com o ato, apenas o jovem José Augusto Frota Escobar, de 22 anos, não sobreviveu.
Além das entregas, as professora Maria do Carmo e Maria Aparecida, e o advogado Aldo Nunes abrilhantaram ainda mais o evento recitando poesias. O comandante do Exército Constitucionalista, Amado Rúbio também participou da solenidade que ressalta a história dos quatro jovens assassinados na Praça da República, em São Paulo, no dia 23 de maio de 1932. Assim, Martins, Miragaia, Drausio e Carmargo deram origem à sigla M.M.D.C.