Os cerca de 32.700 eleitores de São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra deverão obrigatoriamente comparecer, a partir de segunda-feira (27), ao posto de atendimento de São Pedro, na rua Malaquias Guerra, 900, centro, para que seus dados sejam revisados. Para evitar transtornos, o eleitor poderá agendar sua revisão. Basta acessar o site do TRE (www.tre-sp.jus.br), clicar no banner “Recadastramento Biométrico” e agendar. O horário de atendimento do posto será das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
O eleitor, depois de agendado o atendimento, deve levar documento de identificação e comprovante de residência emitido entre maio 2012 e fevereiro de 2013. Ele será fotografado e terá captadas as impressões digitais e a assinatura. O prazo para o recadastramento termina dia 28 de fevereiro de 2014. A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam desde já a revisão para evitar as filas que normalmente se formam no final do prazo.
Quem não comparecer terá o título cancelado. Sem o documento, o cidadão não pode obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público, participar de concorrência pública, obter empréstimo em bancos oficiais, entre outros impedimentos.
Para atender a estimativa de revisão de 170 eleitores em média por dia, o posto de atendimento conta com cinco kits biométricos (escâner para captura das digitais e câmera acoplada a um miniestúdio fotográfico) e oito funcionários envolvidos diretamente com a tarefa, seis deles cedidos pelas prefeituras graças a um convênio firmado entre a União, por intermédio do TRE, e as administrações municipais. O espaço do posto foi cedido pelo governo do Estado.
BIOMETRIA - Desde 2007, por iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproveita-se a revisão do eleitorado para captar as digitais dos eleitores. A urna eletrônica com identificação biométrica é mais uma ferramenta de segurança adotada pela Justiça Eleitoral eliminando a tentativa de um eleitor votar por outro, já que cada ser humano possui impressões digitais únicas.
Os eleitores dos municípios de Nupuranga, Sales Oliveira, Itupeva e Jundiaí já experimentaram a segurança na identificação oferecida pela biometria. Nas eleições do ano que vem, outros 11 municípios paulistas farão uso da biometria: Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Louveira, Vinhedo, São Pedro, Santa Gertrudes e Santa Maria da Serra.
A expectativa do TSE é de que mais de 23 milhões de eleitores utilizem a urna com identificação biométrica em 2014 e, até o final desta década, todo o eleitorado brasileiro esteja identificado pelas digitais.
(Assessoria de Imprensa do TRE-SP)