No último dia 24, o prefeito Helinho Zanatta esteve com o secretário do Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, em São Paulo, para receber o Projeto Executivo para instalação da Estação de Tratamento de Esgoto da bacia Samambaia. Por meio do Programa Água Limpa, São Pedro faz parte do grupo de 21 municípios do interior paulista que recebeu projetos de adequação, ampliação e construção para ETEs. Com essa conquista, a cidade poderá atingir a marca de 90% do esgoto produzido na cidade.
Reforçando a meta de ser o primeiro estado do Brasil a universalizar o tratamento de esgotos, o governo de São Paulo busca a implementação de sistemas de afastamento e tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes. Além de São Pedro, Altinópolis, Brotas, Corumbataí, Dois Córregos, Gavião Peixoto, Herculândia, Igaraçu do Tietê, Irapuru, José Bonifácio, Jumirim, Luíz Antonio, Monte Alegre do Sul, Motuca, Nova Europa, Pradópolis, Saltinho, Santa Lúcia, Ubarana, Valparaíso e Vera Cruz também foram contempladas.
De acordo com Thiago Seydell, engenheiro e assistente técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp), desde o mês de março deste ano, a Estância já conta com o licenciamento ambiental para receber a estação do Samambaia. “Estamos na fase final do processo de aquisição da área e aguardando a outorga da ETE”.
Com a expectativa de tratar cerca de 90% do esgoto produzido na cidade, incluindo o da Estação do Horto Florestal , a nova estação contempla um sistema moderno, com tecnologia avançada e prevê o trabalho nos próximos 20 anos, com a estimativa de 50 mil habitantes. “Trata-se de um sistema de tratamento holandês, com material de última geração, e sem nenhum custo para o município, que irá se beneficiar até 2033”.
Elaborado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o projeto executivo prevê uma estação compacta, construída em duas etapas, com reatores anaeróbios e aeróbios; sistema de desinfecção por meio de hipoclorito de sódio; tanque de contato; sistema de desaguamento do lodo por meio de decanter centrífugo (separação contínua e homogênea de sólidos e líquidos); e estruturas complementares; uma estação elevatória e 2,5 mil metros de linha de recalque; 80 metros de coletor de interligação.
“É sem dúvida uma grande conquista para nossa cidade, que hoje não tem nem 10% do esgoto tratado. Após a contemplação deste projeto, teremos o apoio do Fehidro para elaboração do projeto executivo para um coletor de emissário da bacia do Rio Pinheirinho, que futuramente também será lançando na estação do Samambaia”, explicou o prefeito Helinho Zanatta, ao ressaltar que com mais projeto, São Pedro terá 100% do esgoto tratado.