A partir desta sexta-feira, profissionais da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo estarão em São Pedro para fiscalizar estabelecimentos do ramo de alimento e água mineral. Com apoio da Vigilância Sanitária (VS) e Coordenadoria de Fiscalização, os agentes sanitários estão cumprindo o cronograma do Programa Paulista Regional de Análise Fiscal de Alimentos 2013.
Por se tratar de uma estância turística, São Pedro faz parte do grupo de municípios do interior que devem ter seus estabelecimentos fiscalizados. Entre hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, docerias, padarias, mineradoras e até profissionais ambulantes, cerca de 800 locais devem ser visitados até junho de 2014.
“Essa parceria com o Estado é fundamental para que o departamento de fiscalização da prefeitura possa autuar e até possivelmente interditar estabelecimentos que estão funcionando de forma irregular”, declarou a coordenadoria de Fiscalização, Talita Santos Freitas.
Acompanhados pelos agentes sanitários Rodrigo Targher, Daiane Colombo e Fabrizio Oliveira, os profissionais do Estado começam o trabalho nas empresas de água mineral. “Como só temos duas mineradoras, essa fase será mais rápida. Depois devemos seguir para os hotéis, lanchonetes, restaurantes e todo estabelecimento que ofereça algum tipo de alimento”, declarou Oliveira.
Entre os principais motivos para as adequações citada do Programa Paulista, a proposta das fiscalizações sanitárias focam a realização dos grandes eventos marcados para acontecer no Brasil durante os próximos anos.
“São Pedro é uma estância turística. É fundamental que exista esse tipo de fiscalização. Nosso papel é de previnir, eliminar e intervir nos problemas que possam prejudicar a saúde e a vida das pessoas – principalmente em relação aos alimentos oferecidos”, declarou a agente do Estado.