O som da viola caipira e da música raiz tomou conta do Museu Gustavo Teixeira de São Pedro na noite de quarta-feira (10). Para encerrar as atividades do semestre, cerca de 40 alunos da Orquestra São Pedro de Viola Caipira mostraram o que aprenderam durante esses primeiros três meses de encontro com violeiro, mestre em viola caipira e compositor João Paulo Amaral. Contratado pela Prefeitura de São Pedro no início de abril, o regente do grupo também é responsável pelo Curso de Iniciação à Viola Caipira, que por meio da Coordenadoria de Cultura atende jovens com mais de 12 anos.
“Encontrei um grupo bastante diversificado. São pessoas com idade, formação, expectativas e objetivos bastante diferentes. Mas, no decorrer das aulas, eu pude perceber que a paixão pela viola unificou toda a turma. Todos têm prazer em tocar viola”, analisou Amaral.
Entre canções e arranjos como Chico Mineiro, Menino da Porteira, Cabloca Tereza, Romaria, Canoeiro e até Chalana de Almir Sater, alunos das turmas de iniciantes, médio e grupo geral apresentaram 13 músicas para os convidados. “A viola caipira e a música raiz estão inseridas na história de São Pedro. Trazer um professor renomado como o João Paulo é poder resgatar essa história de uma forma profissional”, declarou Sandra Golinelli, coordenadora de Cultura.
Com encontros semanais, todas as quartas-feiras, das 18 às 21h30, no Museu Gustavo Teixeira, o regente explicou a Oficina de Viola Caipira tem como principal objetivo o de proporcionar a continuidade da integração do grupo e da tradição da cultura e música de raiz, além de estimular seu interesse pelo aprendizado musical, independentemente do nível técnico dos participantes.
“O resultado musical do grupo é obtido pela junção do esforço e contribuição que cada um pode dar ao grupo, sob a ótica de que numa orquestra todos são importantes na medida em que percebam que devem somar a favor do coletivo”, disse, ao ressaltar que alunos do curso de iniciação que demonstrarem interesse e estiverem aptos poderão participar dos ensaios a Orquestra. “Temos que incrementar e estimular continuidade do grupo”.
Além de reunir cerca de 50 convidados, o evento também contou com a presença do vice-prefeito, Thiago Silva, e da secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia.