O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp) finalizou nesta semana o obra na rede de água na rua Valentim Amaral, esquina com a Malaquias Guerra. Por conta do entupimento da rede, que acabou comprometendo o abastecimento nas residências das área central da cidade, a equipe de obras da autarquia da Prefeitura de São Pedro levou quase três dias para finalizar o reparo.
De acordo com o diretor-presidente do Saaesp, Sérgio Patrício, esse tipo de ocorrência acontece quando alguma parte da tubulação é invadida por terra e pedras durante o percurso da rede. “Nesse local o entupimento aconteceu exatamente por este fator. Por isso tivemos que abrir alguns trechos da rede de água para fazer a desobstrução”, disse Patrício.
Embora alguns moradores tenham questionado a qualidade da água durante os dias que aconteceram a obra, o presidente da autarquia explica que o barro que atingiu indistintivamente a rede de algumas residencias não oferece nenhum risco. “O barro foi gerado por conta da obra. Porém, a água oferecida para população passa por contínuo controle de qualidade e todo processo de cloração”.
ALERTA. O Saaesp prossegue com as ações de conscientização sobre o consumo racional de água. Com cartazes, carro de som e divulgações em mídias locais, a autarquia pede a colaboração dos moradores e veranistas, principalmente no fins de semana, para que economizem água e evitem o desperdício.
Atualmente, a cidade conta com cerca de 14 mil ligações de água na área rural e urbana. Por conta do consumo exagerado, locais como Recanto das Águas, Mariluz, Nova Estância, Dorothea, Bela Vista, São Dimas, São Tomé e Horto Florestal, Nova São Pedro e outros, já sofreram interrupções no abastecimento.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 180 litros de água por pessoa ao dia. Aqui em São Pedro, infelizmente, a média é de 300 litros por consumidor”, explicou o diretor.
A recomendação é que as pessoas evitem lavar carros, calçadas, quintal, tomar banhos demorados, deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes. Também é recomendável fazer uma revisão periódica na instalação hidráulica, evitando vazamentos. Informações e possíveis denúncias sobre desperdiço podem ser feitos pelo 0800-772-7180.