[caption id="attachment_3401" align="alignnone" width="300"] Fábrica da Sae Dong que será visitada[/caption]
O prefeito Helinho Zanatta e o coordenador de Desenvolvimento Econômico de São Pedro, Bento Guastalli, vão fazer uma viagem oficial à Coreia do Sul. O convite partiu da empresa Sae Dong e dos governos municipais das cidades de Seul, Busan e Ulsan, na Coreia do Sul, que serão responsáveis pelas despesas da viagem. O embarque acontece no sábado, 19 de julho.
Entre as atividades programadas estão workshops que vão apresentar o Planejamento Industrial de São Pedro, com o objetivo de captar indústrias para o parque industrial do município, e visitas a locais como o Korea Foundation for Quality, concebido para promover o intercâmbio de negócios ambientais e a transferência de tecnologia para países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a preservação e restauração do ambiente na região Ásia-Pacífico, bem como em todo o mundo; e ao Busan Jangan Industrial Complex, um complexo industrial que abriga empresas de construção naval e do setor automotivo, entre outras atividades.
Outra ação programada na viagem é uma visita a toda estrutura industrial da Sae Dong, empresa de origem coreana de autopeças que escolheu São Pedro para instalar sua primeira sede na América Latina. A Sae Dong Brasil está sendo construída em área de 27 mil metros quadrados no bairro Bela São Pedro. A expectativa é que as obras sejam concluídas em agosto e que as atividades tenham início logo em seguida, no mês de setembro. A multinacional coreana vai gerar 100 empregos diretos, número que deve chegar a 400 postos de trabalho em uma fase posterior.
“Vamos conhecer todo o complexo industrial da Sae Dong e apresentar a potencialidade do Estado de São Paulo, do Aglomerado Urbano de Piracicaba e em especial da nossa cidade”, disse o prefeito Helinho Zanatta. Ele destacou que o encontro dos empresários será exclusivo para São Pedro. Além de empresários coreanos, executivos chineses também vão participar das ações.
Outro ponto ressaltado pelo prefeito é que a política de atração de empresas para São Pedro leva em consideração outros aspectos além de geração de emprego e renda. Têm grande relevância na decisão características como qualidade de vida e comprometimento com a preservação do meio ambiente, medidas previstas também entre as ações discutidas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social que elaborou a Agenda 25 para São Pedro, documento que projeta ações a curto, médio e longo prazo para os próximos 11 anos no município.
O planejamento traçado pelo Desenvolvimento Econômico de São Pedro prevê ações paralelas de crescimento da cidade e de manutenção de características que agradam aos moradores e visitantes, como a tranquilidade e o jeito hospitaleiro, por exemplo.
“A zona industrial foi planejada em área determinada, que não vai interferir em outros aspectos da cidade”, disse o prefeito. O planejamento também prevê a expansão do distrito industrial, com a instalação de uma segunda unidade com estas características em área próximo à Ártemis, com foco no futuro porto intermodal e voltado a abrigar empresas do ramo náutico e voltadas às várias atividades que podem ser desenvolvidas na hidrovia.
EMPRESA GLOBAL - Em visita ao prefeito Helinho Zanatta, em abril, Sae Ho Lee, diretor sênior da Sae Dong, ressaltou a intenção de transformar a empresa de autopeças que tem 40 anos de trabalho em uma empresa global. Informou também que 100% do investimento na construção é de capital próprio e que a escolha por São Pedro levou em conta a receptividade, além do trabalho de acompanhamento em todos os processos de instalação da fábrica oferecido à empresa.
“Os empresários acreditam no planejamento voltado aos parques industriais que está sendo feito em São Pedro e devido à grande procura e credibilidade da administração Helinho Zanatta fomos convidados a levar as informações diretamente aos empresários em seu país de origem, a Coreia do Sul”, destaca Guastalli.