A qualidade da água de São Pedro foi aprovada em estudo feito pela Ares –PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), que verifica 87 parâmetros em análise que serve como ferramenta para o acompanhamento da qualidade dos serviços prestados.
O monitoramento da qualidade da água tratada e distribuída aos usuários dos municípios associados é feito desde 2013 pela Ares PCJ. Em maio de 2014, a frequência e os parâmetros das análises foram intensificados e o monitoramento passou a incluir também o efluente tratado que sai das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
No caso da água de São Pedro não foi observado nenhum parâmetro em desconformidade com a legislação vigente. Nos exames físicos-químicos são verificadas itens como presença de alumínio, a cor aparente, ferro total, fluoreto, manganês, PH e turbidez. Há também exames microbiológicos que verificam a presença de coliformes totais e Escherichia coli, ausentes no caso da análise da água de São Pedro. A análise verifica também a presença de cloro residual livre e cloraminas total.
De acordo com o relatório, “a amostra atende aos padrões de potabilidade, segundo os ensaios realizados”. A água tratada analisada foi recolhida na rua Joaquim Teixeira de Toledo, 1.053, ao lado da creche.
ARES-PCJ - Regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios associados, com base em normas e indicadores que garantam sua excelência e contribuam para o equilíbrio nas relações entre usuários, prestadores de serviços e poder público está entre as metas da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. São Pedro é um dos 43 municípios associados à agência.