Mais uma vez a população de São Pedro participou da campanha de doação de sangue promovida pelo Hemonúcleo de Piracicaba em conjunto com a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro.
A coleta aconteceu na Umis, no dia 1º de novembro, e irá ajudar no aumento do estoque das bolsas. Ao total, dos 102 candidatos, 72 foram considerados aptos a doar.
Em 2013, a Equipe da Vigilância Epidemiológica de São Pedro arrecadou 250 bolsas em três campanhas. É importante frisar que os pacientes de São Pedro que precisam de transfusão de sangue são atendidos pelo Hemonúcleo de Piracicaba e por isso a colaboração da população se faz necessária.
A quantidade doada de sangue é de aproximadamente 450 ml, valor que representa menos de 10% do volume de sangue do doador. O material coletado, depois de passar por exames, é encaminhado para pessoas que precisam de transfusões constantes, pessoas submetidas a cirurgias e pessoas acidentadas ou queimadas. Homens devem respeitar um intervalo de 60 dias entre uma doação e outra. No caso das mulheres, o prazo é de 90 dias.
SOLIDARIEDADE – Giliarde de Lima, proprietário de academia e lutador de Jiu Jitsu, mais vez reuniu sua equipe de atletas para participar da campanha. “Esta é nossa terceira vez e sempre que podemos participamos destas ações”, disse. Dos 12 atletas que foram até a Umis, 9 puderam doar. “Infelizmente alguns por não terem dormido direito ou não terem se alimentado como deveria não puderam doar. Ações beneficentes, projetos com crianças e campanhas assim só reforçam nossa união. Quem pensa que lutador de jiu jitsu é grandão e que não tem medo de nada, se enganou. Alguns têm medo de injeção e até desmaiam ao ver sangue” contou. A esposa de Giliarde, Fernanda Henrique Vicente também acompanhou o marido e faz questão de apoiar e incentivar estas campanhas.